Avatar do usuário
Por pedroolive
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#111272
O filme “Até que a Sorte nos Separe”, conta a história do casal Tino e Jane que ganham na loteria, mas deixam o poder do dinheiro os levarem à falência. Tal situação não se restringe apenas a ficção, pois, no Brasil a falta de educação financeira é um problema comum. Dessa forma, é necessário adotar medidas capazes de proteger a sociedade do descontrole e da desinformação financeira, pois só assim a população brasileira se livrará do superendividamento.
Em primeiro lugar, vale salientar que o consumo exagerado é um problema que está impactando a sociedade brasileira. O consumismo é um ato que coloca a aquisição de produtos e bens como o principal objetivo para as pessoas. Consequentemente, nota-se que esse consumo exacerbado vem endividando vários cidadãos que vivem com o desejo de possuir algo que eles não têm condição de manter. É perceptível, portanto que o descontrole financeiro é algo que está enraizado nas pessoas pois elas cresceram sendo induzidas a consumir e isso é algo que precisa ser mudado, pois só assim o Brasil vai avançar com uma sociedade controlada financeiramente.
Em segundo plano, deve-se ressaltar que a desinformação financeira é um obstáculo que o brasileiro precisa vencer. Segundo dados do IBGE mais de 70% da população brasileira está endividada. Isso mostra o quanto o Brasil é um país que não preparou a sua população para lidar com o dinheiro, a falta de educação financeira nas escolas e universidades só aumentam as chances do povo brasileiro criarem dívidas. Logo, o estado possui responsabilidade frente à criação de estrutura para que as pessoas possam ter um ensino financeiro de qualidade.
Torna-se claro, portanto, que medidas são necessárias para sanar tais impasses. Sendo assim, cabe ao governo federal junto com o MEC (ministério da educação), por meio de investimentos, promover programas públicos, com o objetivo de preparar os cidadãos para o mundo financeiro. Além disso, paralelamente, é necessário à mídia divulgar os programas educacionais como meio de incentivar toda a população a aprender sobre educação financeira. Então, essas atitudes precisam ser tomadas para mitigar o superendividamento e a importância da educação financeira no brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
83 Exibições
por MarcusM
1 Respostas 
94 Exibições
por eliabejonata
0 Respostas 
50 Exibições
por anandasilva1
0 Respostas 
67 Exibições
por Gesielly123
0 Respostas 
103 Exibições
por acfurlan
A importância da Educação financeira no Brasil
por Goetz    - In: Outros temas
0 Respostas 
39 Exibições
por Goetz
0 Respostas 
38 Exibições
por anasouza14
0 Respostas 
65 Exibições
por dudanx
A importância da educação financeira
por Isabella2008    - In: Outros temas
0 Respostas 
37 Exibições
por Isabella2008
0 Respostas 
315 Exibições
por Mariv0
Os Bancos na Era Digital

Abordando o tema Os bancos na Era Digital, vimos q[…]

JoaoPedro72 EmillyySilva Felipe082 Higorvaz[…]

Segundo o pensador Paulo freire "se a edu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM