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Por Kat
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Conforme a estrofe da música “Chopis Centis”, da banda “Mamonas Assassinas”, “A minha felicidade é um crediário nas Casas Bahia” é uma eficiente representação da atualidade de muitos brasileiros. Tornou-se notável a irresponsabilidade da sociedade brasileira no que tange o superendividamento da população agravado pela ausência da educação financeira no Brasil.
Destaca-se em um estudo realizado no ano de 2022 o recorde de superendividados no Brasil. Para explicar essa situação, podemos fazer uma analogia ao livro “ A Sociedade do Espetáculo” de Guy Debord, cujo este cita que o capitalismo criou uma sociedade em que as relações são mediadas pelas imagens e pelo consumo. Desse modo, tem-se a percepção do consumo excessivo e descontrolado dos indivíduos no campo social.
Ademais, é necessário atentar-se à falta de interesse do cidadão brasileiro em educar-se financeiramente, pois, de acordo com um estudo realizado pelo britânico Brendan Burchell, a “ fobia financeira”, termo criado pelo mesmo, está presente na vida de vários cidadãos, cujos sentem ansiedade e evitam saber se estão endividados por conta do sentimento de frustração e decepção.
Portanto, para que as pessoas aprendam a controlar suas economias e evitem o endividamento, será necessário a implementação da educação financeira como uma matéria contextualizada, não apenas introduzida na matemática, para que os alunos, desde já, aprendam de forma natural a lidar com o dinheiro e os sentimentos envolvidos no mesmo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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