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Por juniiorsilva
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#108965
Segundo uma pesquisa realizada pelo Banco Central, aproximadamente, 46% dos brasileiros entre 25 e 29 anos estão inadimplentes. Isso mostra como a população, principalmente os mais jovens, está se endividando cada vez mais. Assim convém discutir as causas desse endividamento coletivo e como a educação financeira pode auxiliar nessa questão.
Em primeira análise, mostrar como as pessoas chegam nessa situação de endividamento é necessário para entendermos como solucionar esse problema. Os motivos são variados, perpassando por questões como a falta de organização financeira, saber quanto ganha e quanto gasta durante o mês, até pautas como o crédito fácil cedido pelas instituições financeiras e o mau uso desse crédito, seja por não terem conhecimentos em relação ao parcelamento e as taxas de juros dos cartões ou o uso desmedido dos mesmos.
Ademais, nota-se que as causas dessa problemática estão relacionadas, quase sempre, a falta de informações sobre o assunto, ou seja, a falta de educação financeira da população. A educação financeira não trata apenas de assunto complexos, ela também aborda situações do dia a dia, da relações que fazem uso do dinheiro e dos serviços pagos com ele. Sendo assim, é notável a importância dela para minimizar, ou até mesmo eliminar, o superendividamento, começando a introduzir o assunto já nas escolas, de uma forma mais simplificada, para as crianças já formarem consciência sobre o assunto, sendo continuada na adolescência e durante toda a vida adulta do cidadão, com assuntos mais aprofundados.
Portanto, é evidente que a superendividamento da população é uma questão importante a ser debatida com frequência no Brasil, tendo em vista as causas variadas, como a falta de conhecimentos e crédito fácil cedido por instituições, e a importância da educação financeira como medida mitigadora para essa problemática.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 147

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por EmillyySilva
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#0
Olá, tudo bem?? Vamos corrigir sua redação!? Qualquer dúvida ou se precisar de ajuda é só me chamar? Desculpe qualquer coisa.😺👋🏻


╔═══════════════════╗
⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 🧙‍♂️【 ANÁLISE GERAL】💨
════════════════════

⠀ᵃⁿᵃˡⁱˢᵉ
— Antes de tudo, gostaria de ressaltar que não sou uma corretora profissional, então estou sujeita a erros, assim como todos. Faço isso apenas para tentar ajudar com o conhecimento que possuo.
════════════════════
Competências
════════════════════

❌Errado.
-> o correto estará dentro dos parênteses.
⚠️Atenção.
💡Análise textual ou ideias e palavras para adicionar no texto .
『⚛』repetição.
🔂substitua ou mude.
⁉️comentário sobre a argumentação

════════════════════

Segundo uma pesquisa realizada pelo Banco Central, aproximadamente, 46% dos brasileiros entre 25 e [❌》trocar "e" por "à] 29 anos estão inadimplentes. Isso mostra como a população, principalmente os mais [⚠️] jovens, está se endividando cada vez mais. [⚠️》repetição] Assim [❌》vírgula] convém discutir as causas desse endividamento coletivo e como a educação financeira pode auxiliar nessa questão.

✅》ótimo, porém precisa melhorar a sua associação do repertório com o período que interliga ao tema.


Em primeira análise, mostrar [🔄》aqui, acredito que "debater sobre" seja melhor que "mostrar"] como as pessoas chegam nessa situação de endividamento é necessário para entendermos como solucionar esse problema. [💡》adicione aqui》 "isso porque"] Os motivos são variados, perpassando por questões como a falta de organização financeira, saber quanto ganha e quanto gasta durante o mês, [🔄》 essa parte ficou meio coloquial, faça》 "controlar os gastos mensais de maneira consciente"] até pautas como o crédito fácil cedido pelas instituições financeiras e o mau uso desse crédito, seja por não terem conhecimentos em relação ao parcelamento e as taxas de juros dos cartões ou o uso desmedido dos mesmos. [✅]

Ademais, nota-se que as causas dessa problemática estão relacionadas, quase sempre, [⚠️》evite usar "quase sempre"] a [❌》à] falta de informações sobre o assunto, ou seja, a falta de educação financeira da população. A educação financeira não trata apenas de assunto [❌》assuntos》plural] complexos, ela também aborda situações do dia a dia, da [❌》das》plural] relações que fazem uso do dinheiro [⚠️》como assim relações com dinheiro??] e dos serviços pagos com ele. Sendo assim, é notável a importância dela para minimizar, ou até mesmo eliminar, o superendividamento, [❌》ponto》 adicione: " Para isso, é necessário introduzir[...]"] ̶c̶o̶m̶e̶ç̶a̶n̶d̶o̶ ̶a̶ ̶ introduzir o assunto [⚠️》repetição] já [❌》sem "já"] nas escolas, de uma forma mais simplificada, para as crianças já formarem consciência sobre o assunto[⚠️》repetição], sendo continuada na adolescência e durante toda a vida adulta do cidadão, com assuntos mais aprofundados. [✅]

Portanto, é evidente que a [❌》é "o"] superendividamento da população é uma questão importante a ser debatida com frequência no Brasil, tendo em vista as causas variadas, como a falta de conhecimentos e crédito fácil cedido por instituições, e a importância da educação financeira como medida mitigadora para essa problemática.

✅》não sei muito bem corrigir conclusão de concurso, mas me parece completa.
1
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Por EmillyySilva
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#109034
Olá, tudo bem?? Vamos corrigir sua redação!? Qualquer dúvida ou se precisar de ajuda é só me chamar? Desculpe qualquer coisa.😺👋🏻


╔═══════════════════╗
⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 🧙‍♂️【 ANÁLISE GERAL】💨
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⠀ᵃⁿᵃˡⁱˢᵉ
— Antes de tudo, gostaria de ressaltar que não sou uma corretora profissional, então estou sujeita a erros, assim como todos. Faço isso apenas para tentar ajudar com o conhecimento que possuo.
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Competências
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❌Errado.
-> o correto estará dentro dos parênteses.
⚠️Atenção.
💡Análise textual ou ideias e palavras para adicionar no texto .
『⚛』repetição.
🔂substitua ou mude.
⁉️comentário sobre a argumentação

════════════════════

Segundo uma pesquisa realizada pelo Banco Central, aproximadamente, 46% dos brasileiros entre 25 e [❌》trocar "e" por "à] 29 anos estão inadimplentes. Isso mostra como a população, principalmente os mais [⚠️] jovens, está se endividando cada vez mais. [⚠️》repetição] Assim [❌》vírgula] convém discutir as causas desse endividamento coletivo e como a educação financeira pode auxiliar nessa questão.

✅》ótimo, porém precisa melhorar a sua associação do repertório com o período que interliga ao tema.


Em primeira análise, mostrar [🔄》aqui, acredito que "debater sobre" seja melhor que "mostrar"] como as pessoas chegam nessa situação de endividamento é necessário para entendermos como solucionar esse problema. [💡》adicione aqui》 "isso porque"] Os motivos são variados, perpassando por questões como a falta de organização financeira, saber quanto ganha e quanto gasta durante o mês, [🔄》 essa parte ficou meio coloquial, faça》 "controlar os gastos mensais de maneira consciente"] até pautas como o crédito fácil cedido pelas instituições financeiras e o mau uso desse crédito, seja por não terem conhecimentos em relação ao parcelamento e as taxas de juros dos cartões ou o uso desmedido dos mesmos. [✅]

Ademais, nota-se que as causas dessa problemática estão relacionadas, quase sempre, [⚠️》evite usar "quase sempre"] a [❌》à] falta de informações sobre o assunto, ou seja, a falta de educação financeira da população. A educação financeira não trata apenas de assunto [❌》assuntos》plural] complexos, ela também aborda situações do dia a dia, da [❌》das》plural] relações que fazem uso do dinheiro [⚠️》como assim relações com dinheiro??] e dos serviços pagos com ele. Sendo assim, é notável a importância dela para minimizar, ou até mesmo eliminar, o superendividamento, [❌》ponto》 adicione: " Para isso, é necessário introduzir[...]"] ̶c̶o̶m̶e̶ç̶a̶n̶d̶o̶ ̶a̶ ̶ introduzir o assunto [⚠️》repetição] já [❌》sem "já"] nas escolas, de uma forma mais simplificada, para as crianças já formarem consciência sobre o assunto[⚠️》repetição], sendo continuada na adolescência e durante toda a vida adulta do cidadão, com assuntos mais aprofundados. [✅]

Portanto, é evidente que a [❌》é "o"] superendividamento da população é uma questão importante a ser debatida com frequência no Brasil, tendo em vista as causas variadas, como a falta de conhecimentos e crédito fácil cedido por instituições, e a importância da educação financeira como medida mitigadora para essa problemática.

✅》não sei muito bem corrigir conclusão de concurso, mas me parece completa.
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Por grilao
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#109069
Olá @juniiorsilva, redação muito interessante. Vamos analisar:

- Há erros gramaticais espalhados pelo texto

- Gostei dos 2 parágrafos de desenvolvimento, porém senti falta de algum repertório ou citação. Aqui deixo uma citação que pode ser usada nesse tema e assunto com base no seu argumento:

'A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida'.
John Dewey, filósofo americano

- Parágrafo de conclusão está incompleto. Para criar uma proposta de intervenção precisa ter esses 5 elementos: ação, agente, modo, efeito e detalhamentos.



Redação boa, com certeza vai me surpreender nas próximas! 👏👏
1
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Por juniiorsilva
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#109075
@EmillyySilva @grilao
Muito obrigado pela correção, pelo tempo e pelas considerações de vocês pessoal.
A parte dos erros de gramática é porque ainda não tenho costume de fazer redações digitando e acabei deixando passar alguns erros bobos.
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