Por Ashiley
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#67765
Felipe082 escreveu:Ash, eu ia corrigir o seu texto agora, mas infelizmente o Loom não me deixa mais gravar vídeos de mais de 5 minutos :cry: :cry: :cry:
Estou pensando em comprar um plano que me permita gravar livremente, só que vou esperar minhas férias começaram (dia 27/06) para que eu possa aproveitar ao máximo os recursos pagos.
Desculpa por isso :|
Vou tentar corrigir sua redação por escrito.
Não tem problema, não se preocupe. :D
0
Avatar do usuário
Por Anna1
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#68288
TEMA: O SUICÍDIO ENTRE OS JOVENS BRASILEIROS - COMO ENFRENTAR ESSE PROBLEMA?

Em 24 de agosto de 1954, Getúlio Vargas - ex-presidente do Brasil - suicidou-se com um tiro no peito por conta de uma forte pressão exercida pelos Altos Comandos Militares sobre seu governo. Tendo isso em vista, é notório que o suicídio está presente no país desde muito tempo, dando fim a inúmeras vidas. Nesse sentido, observa-se um grave problema que é alimentado não somente pela má influência midiática, mas também pela base familiar.

Comentários: Bom, primeira coisa que eu notei foi que o tema é "suicídio entre os jovens" e você falou do suicídio no geral, além de que o seu repertório fala do suicídio de um homem já idoso (72 anos, certo?), então, a meu ver, faltou falar do suicídio entre os jovens, já que esse é o tema. Em questão de estrutura a sua introdução está ótima. Ademais, eu gostei da relação que você fez, entendi que você quis mostrar que o suicídio já existe há muito tempo, faltou apenas aprofundar mais no tema.

Em primeira análise, uma das contribuintes à esse quadro delicado é a má influência midiática. Sob esse viés, a canção húngara "Glommy Sunday", de Rezsõ Seress - gravada em meados de 1930 - é taxada como culpada por mais de cem mortes em decorrência do suicídio [por que essa música leva a culpa desses suicídios?]. Nessa linha de raciocínio, os meios de comunicação, muitas vezes, apresentam determinados fatores como causas para pensamentos suicidas e fins trágicos. No entanto, a canção, por exemplo, mostra-se apenas melancólica por ter sido lançada em meio a Segunda Guerra Mundial e, consequentemente, representar os sentimentos tristes da época [creio que esse trecho deveria ter sido escrito antes]. Logo, a mídia influencia os jovens até mesmo em acreditar que fatores simples como esse tem relação com o suicídio, muitas vezes fazendo com que o indivíduo não procure ajuda.

Comentários: A meu ver, o parágrafo ficou meio confuso. No trecho "apresentam determinados fatores como causas para pensamentos suicidas", o que de fato você quis dizer? Eu não consegui compreender o que você quis passar, ficou confuso. Isso compromete sua nota na C3 porque a meu ver essa seria a parte mais argumentativa do parágrafo, é a parte em que você de fato diz o porquê da má influência da mídia ser uma causa do problema.

Além disso, outra causa para a configuração da problemática é a base familiar. Por essa ótica, em 2019, Yasmin Gabrielle - assistente de palco do Programa Raul Gil - suicidou-se utilizando de vários comprimidos do pai. Nessa linha de pensamento, a garota de 17 anos de idade parecia ser feliz, apesar de inúmeras perdas, incluindo sua mãe para o câncer. Entretanto, a tragédia fez com que todos repensassem, servindo de lição aos pais de jovens brasileiros que não acompanham a vida do filho de perto, então é de extrema importância o diálogo familiar para a identificação de possíveis sofrimentos que, posteriormente, poderão causar um grave fim[trecho conclusivo no desenvolvimento?]. Desse modo, os familiares devem participar cada vez mais da vida dos jovens e buscar entender seus conflitos internos.

Comentários: Na minha opinião, você não deixou claro e explícito o porquê da base familiar ser outra causa do problema. Você deveria ter desenvolvido e focado um pouco mais na questão de os pais não acompanharem a vida dos filhos, por que isso acontece? Como acontece?

Há de se buscar, portanto, soluções para amenizar o impasse. Para isso, cabe a voluntários, por meio das redes sociais, promover campanhas contra quaisquer influências negativas aos jovens, a fim de diminuir as tragédias que terminam com suas vidas. Essa ação deve ser feita, principalmente, no mês da prevenção ao suicídio - setembro - já que nesse período há maior mobilização desse assunto. Ademais, os familiares dos jovens devem participar mais da vida destes, a fim de apaziguar seus conflitos íntimos e compartilhar suas aflições. Assim, casos como o de Vargas diminuirão e ficarão cada vez mais no passado.

Comentários: Estruturalmente a sua conclusão está completa. A única coisa que eu mudaria seria essa questão dos voluntários, será que essas pessoas mudariam mesmo a situação? Quem seriam esses voluntários?

Espero ter ajudado e desde já peço desculpas se cometi algum erro ;) .
Sucesso :D
0
Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#68382
@Ashley, a @Anna1 e os outros usuários já falaram praticamente tudo que eu tinha para falar, então só vou acrescentar algumas observações breves.

Legenda:
confuso
correção
desnecessário
erro
"melhorável"
repetição

Em 24 de agosto de 1954, Getúlio Vargas - ex-presidente do Brasil - suicidou-se com um tiro no peito por conta de uma forte pressão exercida pelos Altos Comandos Militares sobre seu governo. Tendo isso em vista, é notório que o suicídio está presente no país desde muito tempo, dando fim a inúmeras vidas. Nesse sentido, observa-se um grave problema que é alimentado não somente pela má influência midiática, mas também pela base familiar (1). (2)
Em primeira análise, uma das contribuintes à a esse quadro delicado é a má influência midiática. Sob esse viés, a canção húngara "Glommy Sunday", de Rezsõ Seress - gravada em meados de 1930 -, é taxada como culpada por mais de cem mortes em decorrência do suicídio. Nessa linha de raciocínio (3), os meios de comunicação, muitas vezes, apresentam determinados fatores como causas para pensamentos suicidas e fins trágicos. No entanto, a canção, por exemplo, mostra-se apenas melancólica por ter sido lançada em meio a Segunda Guerra Mundial e, consequentemente, representar os sentimentos tristes da época. Logo, a mídia influencia os jovens até mesmo em a acreditar que fatores simples como esse tem têm relação com o suicídio, muitas vezes fazendo com que o indivíduo não procure ajuda.
Além disso, outra causa para a configuração da problemática é a base familiar. Por essa ótica, em 2019, Yasmin Gabrielle - assistente de palco do Programa Raul Gil - suicidou-se utilizando de vários comprimidos do pai. Nessa linha de pensamento (4), a garota de 17 anos de idade parecia ser feliz (5), apesar de inúmeras perdas, incluindo sua mãe para o câncer. Entretanto, a tragédia fez com que todos repensassem, servindo de lição aos pais de jovens brasileiros que não acompanham a vida do filho de perto (6), então (7) é de extrema importância o diálogo familiar para a identificação de possíveis sofrimentos que, posteriormente, poderão causar um grave fim. Desse modo, os familiares devem participar cada vez mais da vida dos jovens e buscar entender seus conflitos internos.
Há de se buscar, portanto, soluções para amenizar o impasse. Para isso, cabe a voluntários (8), por meio das redes sociais, promover campanhas contra quaisquer influências negativas aos jovens, a fim de diminuir as tragédias que terminam com suas vidas. Essa ação deve ser feita, principalmente, no mês da prevenção ao suicídio - setembro - já que nesse período há maior mobilização desse quanto a esse assunto. Ademais, os familiares dos jovens devem participar mais da vida destes, a fim de apaziguar seus conflitos íntimos e compartilhar (9) suas aflições. Assim, casos como o de Vargas diminuirão e ficarão cada vez mais no passado.
(10)

(1) Sozinha, a expressão "base familiar" é muito neutra. Deixe claro para o leitor que há um problema nesse âmbito.
(2) Conforme comentou a Anna, é preciso atentar-se ao tema!
(3) No meu ponto de vista, não há uma linha de raciocínio, porque você apenas expôs um fato. Esse conectivo faria mais sentido se você tivesse exposto um ponto de vista - seu ou de um pensador - e o desenvolvesse mais na frase seguinte.
(4) Novamente, não vejo uma linha de pensamento - pelos mesmos motivos que apontei anteriormente. Além disso, evite usar conectivos com valor semelhante de forma tão próxima: "sob esse viés" e "nessa linha de raciocínio", "por essa ótica" e "nessa linha de pensamento"...
(5) Isso é bastante subjetivo. Parecia feliz para quem?
(6) Faço o mesmo questionamento que a Anna: qual é a relação entre esse argumento e o caso da Yasmin?
(7) Esse conectivo não está errado, mas já vi professores dizendo que é coloquial. Prefira outros.
(8) O que a Anna disse resume o que eu penso.
(9) O núcleo do sujeito é "familiares", mas são os jovens que vão compartilhar suas aflições, certo?
(10) Apesar dos probleminhas, é uma ótima redação! Parabéns! :)

C1: 160, pois há mais de dois desvios.
C2: 160, uma vez que nenhum repertório foi totalmente produtivo (nessa competência, a grade do ENEM é "8 ou 80" em relação ao tema: o corretor tem que decidir entre "adequação total" e "fuga ou tangencialmento"; escolhi a primeira opção)
C3: 120, devido às falhas na argumentação (aqui incluo também a questão do tema, que está envolvida na habilidade "interpretar")
C4: 200
C5: 200
Total: 840
Muito boa nota!
0
Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#68412
Imagina! :D
Sempre podemos melhorar, mas tenha em mente que você já está muito bem. 840 é uma ótima nota. 920, que é o que eu te dei na última redação, é melhor ainda. Não se cobre tanto! ;)
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
151 Exibições
por Elleeee66
0 Respostas 
125 Exibições
por Lalalay
0 Respostas 
64 Exibições
por romeumorais
0 Respostas 
97 Exibições
por rebeccafroio
0 Respostas 
114 Exibições
por manual14
0 Respostas 
94 Exibições
por bia1r
0 Respostas 
89 Exibições
por bia1r
0 Respostas 
57 Exibições
por kaylene
0 Respostas 
172 Exibições
por Gabyimaromba
0 Respostas 
75 Exibições
por Mariaflor

https://futeboldeapostas.com/ é meu recurso[…]

Impacto da arte

A arte, em suas diversas formas e manifestaç[…]

Na atualidade, a desigualdade social é muit[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM