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Por Laurajunia
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O massacre do Carandiru ocorreu há quase trina anos, mas ainda hoje é possível observar os rumos tomados pelo sistema prisional brasileiro devido ao descaso público. Desse modo, analisar a infraestrutura das cadeias e o discurso de ódio contra os presos é fundamental para compreender as implicações desse sistema na atualidade.
O primeiro ponto a ser discutido é a falta de recursos mínimos para o funcionamento correto das penitenciárias como, água potável, produtos de higiene pessoal e atendimento médico. Essa situação é intensificada pela superlotação e ausência do poder público, o qual deveria garantir o cumprimento dos direitos humanos, dando suporte digno para os detentos.
Além dos fatores citados, o segundo ponto a ser observado é o crescimento dos discursos de ódio como "bandido bom é bandido morto". Frases como essa são comumente veiculadas pelas mídias de massa, o que colabora com a naturalização das condições precárias do cárcere no país.
É imprescindível, portanto, que o Ministério Público combata as irregularidades, as quais impedem o devido investimento na infraestrutura básica, expansão dos centros de detenção, e oferta de atividades capazes de auxiliar os indivíduos na reinserção social. Assim como as ONGs de Direitos humanos podem trabalhar nos meios de comunicação desmistificando a ideia de inimigo da nação colocada sobre todo preso. Dessa forma, será possível assegurar que as condições vividas pelos detentos sejam mais humanas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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