• Avatar do usuário
#81799
Na música, " diarío de um detento " do racionais mc's, retrata um pouco da realidade vivida pelos presidiários, que são tratados desumanamente na maioria dos presidios brasileiros, humilhados por um sistema prisional muito falho. Dois fatores que podem ser ressaltados são a : superlotação e a não ressocialização dos presos.

Além disso, o número de detentos, cresce a cada ano de forma significativa. Com isso o Brasil é atualmente o terceiro país com o maior número de presos, mesmo sem estrutura para suportar essa grande quatidade e com condições de vida précarias para com os presidiários. Logo, entende - se a grande revolta com o sistema, causando assim as rebeliões e brigas entre os detentos, muistas vezes levando até a morte.

Em virtude disso, evidencia - se o descaso do Estado na implantação de medidas que auxiliem na reitegração do preso na sociedade, já que com todas as dificuldades e faltas de oportunidades encontradas nos presidios, os detentos se associem a facçoes em busca de melhores condições e assim voltam a cometer crimes. O regime fechado deveria ser uma forma de ressocialização do indivíduo fazendo com que ele possa ter opções e busque outras formas de sobreviver. Porém, infelizmente no Brasil isso só existe no papel, a realidade não é nada agradável.

Portanto, a superlotação e a não ressocialização dos detetentos, são problemas que poderiam ser amenizados, com a libertação dos presos de baixa periculosidade que ainda não foram julgados e também possibilizar mais trabalhos e estudos para eles, tornando assim possível uma reintegração na sociedade e mais qualidade de vida. Dessa maneira, cabe ao Departamento Penitenciário Nacional, destinar mais verbas para os presidios e estudar os presos que podem cumprir pena domiciliar ou não apresentam perigo para a sociedade. Podendo ser assim liberados e ressocializados, com o intuito de diminuir o número de presos e melhorar o sistema prisional brasileiro.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Redação ENEM 2021

chicao KarllaViit EuDavila Eumesmaoxi Ped[…]

Olá, alguém poderia corrigir? 😊 @An[…]

Na novela Avenida Brasil, é visto um exempl[…]

Você poderia dar uma nota para minha reda&cc[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM