Sob esse viés, é imprescindível compreender que o corpo social encarcerado é, em sua essência privado de escolhas e boas condições de vida. Seguindo-se essa lógica, tem-se que o Brasil, sendo um país com bases coloniais e escravocratas, mesmo abolindo a escravidão em 1808, não realizou políticas públicas que inserissem a população preta e parda, de fato, no tecido social, renegando-lhes os espaços e cargos públicos, deixando-os apenas duas escolhas: uma neoescravidão, sendo serventes de seus antigos carrascos, ou criminosos, por falta de escolha. Modernamente, nota-se que justamente essa parcela da população é a maioria nos presídios, evidenciando o determinismo histórico ainda em voga que urge por uma intervenção que interrompa esse ciclo.
Ademais, é notável que o sistema prisional brasileiro falha diariamente em sua principal função: o zelo e reeducação dos detentos enquanto detidos. Dessa maneira, de acordo com o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, instituições de cunho público e social - sendo uma delas as instituições carcerárias nacionais -, atuam como “zumbis”, por não cumprirem com seus papéis e funções básicas. Sob essa ótica, cadeias que deveriam fornecer educação, novas oportunidades e opções para os detentos, servem apenas de sítio de retenção, aglomerando diversos indivíduos em celas superlotadas, sem assistência por tempo indeterminado, sendo ignorados pelo Estado e, ainda, ficando invisíveis aos olhos da comunidade, culminando na perpetuação desse estigma e do descaso com essa parte da população. Logo, é preciso uma ação conjunta que leve à superação dessa problemática.
Portanto, medidas cabíveis que melhorem o enfrentamento dos problemas existentes no sistema prisional brasileiro são necessárias para que os efeitos coloniais e heranças escravistas deixem de ser cotidianamente presentes. Com isso, é de responsabilidade do Poder Executivo - que é representado, principalmente, por prefeitos, governadores e pelo presidente da nação -, em parceria com o Poder Judiciário, cuja uma das funções é fiscalizar o cumprimento da constituição, remodelar o sistema carcerário brasileiro desde o ato da prisão até o aprisionamento efetivo dos indivíduos, por meio de uma ação governamental conjunta entre os poderes citados intitulada de “Prisão: reeducação e inserção”, visando tornar o processo o mais humanizado, coerente e ético possível, a fim de deixá-lo em consonância com os Direitos Humanos constitucionais e reinserir esses cidadãos, posteriormente, à sociedade de modo efetivo. Será somente assim que a máxima de Arendt será vivida e sentida na contemporaneidade verde e amarela.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 195
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 185
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 195
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.