Avatar do usuário
Por anasilva1
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#57110
No livro “Memórias do Cárcere”, o autor Graciliano Ramos relata os maus tratos e as péssimas condições sanitárias vivenciadas na rotina carcerária, durante a sua prisão no regime do Estado Novo. Hodiernamente, ainda que não exista um regime opressor, o sistema prisional brasileiro continua sendo visto como um símbolo de tortura. Deste modo, é necessário analisar a situação a qual os presos estão submetidos e seus efeitos na contemporaneidade.
Em primeiro plano, as péssimas condições na maioria das prisões brasileiras fazem com que os encarcerados sofram diariamente. Para o filósofo inglês Thomas Hobbes, o Estado tem o dever de evitar conflitos entre os seres humanos, de modo a zelar pela sua segurança. Infelizmente, a realidade a qual vivem os presos brasileiros ocorre em um regime fechado, superlotado, com falta de suprimentos e má infraestrutura dos prédios. Isso não só contribui para a disseminação de possíveis doenças, como também reduz as perspectivas de mudança para aqueles que vivem nesse ambiente, especialmente por falta de políticas ressocializantes menos burocráticas e mais abrangentes.
Ademais, as más condições sanitárias afetam de forma expressiva o público feminino. A jornalista Nana Queiroz, autora do livro “Presos que menstruam” retrata a realidade de detentos que recebem o mesmo tratamento entre os gêneros, excluindo qualquer tipo de cuidado íntimo feminino, vide a falta de absorvente ou a ausência de acompanhamento ginecológico. Esses fatores são a consequência das escassas políticas públicas que prezem pela saúde das mulheres, excluindo também as gestantes, que não recebem o tratamento diferenciado durante a gravidez e tampouco o auxílio médico na maioria dos presídios.
Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para o combate à crise do sistema prisional brasileiro. Cabe ao Tribunal de Contas da União (TCU) direcionar capital que, por intermédio do Departamento Penitenciário Nacional, será revertido em melhores condições carcerárias, por meio de reformas nos presídios, diminuição do número de presos provisórios com a aplicação de penas alternativas e aumento das opções de trabalho e estudo para os internos, a fim de que se possa diminuir a superlotação na rede carcerária e que se possa alcançar o ato de ressocialização dos indivíduos na sociedade. Somente assim, será possível combater as más condições vividas por Graciliano Ramos em “Memórias do Cárcere”.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
131 Exibições
por LyviaRios
0 Respostas 
93 Exibições
por Joseduardo06
0 Respostas 
105 Exibições
por Alice111
0 Respostas 
53 Exibições
por pheliozx
0 Respostas 
46 Exibições
por pheliozx
0 Respostas 
40 Exibições
por scynue
reformulação do sistema carcerario brasileiro
por Leoleu    - In: Outros temas
1 Respostas 
148 Exibições
por Leoleu
0 Respostas 
51 Exibições
por srcstudy
0 Respostas 
47 Exibições
por Kaleo
0 Respostas 
56 Exibições
por naluz
Os Bancos na Era Digital

Abordando o tema Os bancos na Era Digital, vimos q[…]

JoaoPedro72 EmillyySilva Felipe082 Higorvaz[…]

Segundo o pensador Paulo freire "se a edu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM