Em primeiro plano, podemos destacar o uso indevido de aparelhos celulares, como impulsionador do problema. Nesse sentido, a série norte-americana "Euphoria", retrata o cotidiano da antagonista 'Kat", onde, por meio de suas redes sociais vende fotos e faz lives de conteúdos adultos, mesmo não tendo a maioridade. Isto posto, fora da ficção essa realidade está presente no cotidiano de inúmeros brasileiros, visto que crianças e adolescentes estão cada vez mais conectadacom as redes midiáticas precocemente, essa verdade acontece sistematicamente no Brasil e no mundo, através da falta de investimento para a conscientização social. Ocasionando assim, a má qualidade de vida dos indivíduos.
Ademais, é fundamental apontar o atraso na aprendizagem de crianças e adolescentes, como causa do problema. Segundo o filme "Mãos Talentosas", o protagonista "Ben Carson" em sua infância era pressionado por sua mãe a resumir um livro por semana, pois o mesmo estava tendo um desempenho menor na escola, por conta de estar assistindo excessivamente a programas de TV. Nesse sentido, o atraso na aprendizagem é um dos principais fatores associados ao uso excessivo de aparelhos eletrônicos, no qual a família é responsável por minimizar o uso exagerado. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Em vista dos fatos supracitado, torna-se necessário a adoção de medidas que venham amenizar o uso de smartphones. Por conseguinte cabe ao Ministério do DesenvolvimtoSocial -responsável por viabilizar os direitos da sociedade- fazer a implantação de projetos destinados à conscientização da população, por meio da campanha "Menos Celulares no Cotidiano de Criança e Adolescentes", a fim de orientar e engajar a população na causa social. Assim, faz-se a construção de uma sociedade democrática, em vista da Magna Carta.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada