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#49055
“Mona Lisa”, pintura do renascentista italiano Leonardo da Vinci, retrata um padrão estético feminino do século XVI, período em que foi elaborada. Hodiernamente, os ideais de aparência repercutem por meio da tecnologia, como, por exemplo, os selfies(autoretratos). Essa modalidade de imagem cria uma “cultura do espelho” — referente às telas dos celulares —, prejudicando as relações sociais. Tal problemática encontra causas na necessidade de se sentir aceito socialmente, e tem como consequência transtornos psicológicos.

Em primeiro lugar, o ser humano busca se sentir integrante de um meio social. De acordo com Guy Debord, no livro “A sociedade do espetáculo”, a população moderna vive em prol de uma performance constante, para agradar aos outros. Isso significa que ocorre uma distorção da realidade, criando, assim, um mundo ilusório em que o indivíduo consiga se sentir parte de um molde. Consoante a isso, pode ser citado o filme “O Show de Truman”, no qual o protagonista vive um reality show, obrigando-o a se adequar à vida que lhe foi programada. Diante disso, evidencia-se a importância de aceitar as diferenças pessoais.

Além disso, consequentemente, o psicológico pode ser afetado por essa falsa perfeição propagada. Nessa perspectiva, por não conseguir se equiparar aos padrões dominantes vistos nas selfies, o indivíduo acaba por ser excluído do meio coletivo. Sob esse viés, o físico Albert Einstein acredita que a nossa tecnologia ultrapassou a nossa humanidade, o que, de fato, relaciona-se com a valorização exacerbada dos números alcançados nas redes sociais. Assim, a mentalidade acerca do mundo cibernético precisa ser esclarecida e orientada.

Portanto, é preciso uma intervenção para evitar consequências da “cultura do espelho”. Urge que o Ministério da Comunicação — principal órgão responsável pelos meios midiáticos e informativos —, crie, por meio de verbas estatais, uma comissão responsável por fiscalizar as possíveis propagandas que promovam padrões estéticos ofensivos às diferenças, com a finalidade de fazer com que as pessoas aceitem suas características. Dessa forma, as pessoas não precisarão viver em uma sociedade do espetáculo como a de Guy Debord.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#49074
“Mona Lisa”, pintura do renascentista italiano Leonardo da Vinci, retrata um padrão estético feminino do século XVI, período em que foi elaborada. Hodiernamente, os ideais de aparência repercutem por meio da tecnologia, como, por exemplo, as selfies (autorretratos).[faltou conectivo] Essa modalidade de imagem cria uma “cultura do espelho” — referente às telas dos celulares —, prejudicando [evite gerúndio] as relações sociais. Tal problemática encontra causas na necessidade de se sentir aceito socialmente, e tem como consequência transtornos psicológicos.

Em primeiro lugar, o ser humano busca se sentir integrante de um meio social. De acordo com o escritor Guy Debord, no livro “A sociedade do espetáculo”, a população moderna vive em prol de uma performance constante, para agradar aos outros. [faltou conectivo] Isso significa que ocorre uma distorção da realidade, criando, assim, um mundo ilusório em que o indivíduo consiga se sentir parte de um molde. Consoante a isso, pode ser citado o filme “O Show de Truman”, no qual o protagonista vive um reality show, obrigando-o a se adequar à vida que lhe foi programada. Diante disso, evidencia-se a importância de aceitar as diferenças pessoais.
* Muito repertório e pouca argumentação. Um repertório já basta para comprovar a sua tese

Além disso, consequentemente, o psicológico pode ser afetado por essa falsa perfeição propagada. Nessa perspectiva, por não conseguir se equiparar aos padrões dominantes vistos nas selfies, o indivíduo acaba por ser excluído do meio coletivo. Sob esse viés, o físico Albert Einstein acredita que a nossa [não usar 1ª pessoa] tecnologia ultrapassou a nossa humanidade, o que, de fato, relaciona-se com a valorização exacerbada dos números alcançados nas redes sociais. Assim, a mentalidade acerca do mundo cibernético precisa ser esclarecida e orientada.

Portanto, é preciso uma intervenção para evitar consequências da “cultura do espelho”. [faltou conectivo] Urge que o Ministério da Comunicação — principal órgão responsável pelos meios midiáticos e informativos —, crie, por meio de verbas estatais, uma comissão responsável por fiscalizar as possíveis propagandas que promovam padrões estéticos ofensivos às diferenças, com a finalidade de fazer com que as pessoas aceitem suas características. Dessa forma, as pessoas não precisarão viver em uma sociedade do espetáculo como a de Guy Debord.
* Intervenção completa

Espero ter ajudado! ;)
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