É válido destacar, a ausência de saneamento básico, como por exemplo, a coleta de lixo e o tratamento de esgoto.Para confirmar essa consequência, segundo o Milton Santos na teoria do espaço geográfico e a urbanização. Sendo, assim, esses fatores atuam em movimento contínuo e favorecem na formação de uma problemática social, de dimensões grandes que necessitam de políticas públicas para solucioná -las.
Segundo o escritor Eça de Queiro, "tem a saúde, a firmeza,a força".Por conta disso, é preciso buscar a questão do saneamento básico no país, entre os quais emergem grandes exemplos em decorrência à relação entre a Unidade de Saúde Pública e SUS (Sistema Único de Saúde ),o cidadão brasileiro consulta no hospital climico.
Depreende-se ,portanto, retomado ao tema do saneamento básico ,que o Estado Federal deve organize o tratamento de esgoto e o planejamento do poder público, por meio das escolas com aulas de gestão ambiental no ensino fundamental, oficinas que mostrem a importância do saneamento básico. Nesse sentido, o intuito de tal efeito deve tomar medidas junto à comunidade carente para a população ter acesso à educação ambiental e, posteriormente, haverá a erradicação a solução desse entrave. Afinal, conforme afirmou o Aristoteles, a natureza não faz nada em vão. "
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.