É válido salientar o desserviço estatal como uma das causas da falta de saneamento básico em nosso país. Nessa perspectiva, é um fato que a Constituição Federal de 1988 prevê o direito a cidadania e saúde como inerente a todo brasileiro. Entretanto, o acesso à coleta de esgoto de forma correta não se oficializa na prática. Acerca disso, o estado deveria assegurar o cumprimento de seus deveres a favor dos cidadãos.
Outrossim, cabe frisar o atraso na aprendizagem infantil. Tal situação ocorre porque essa deficiência na infraestrutura poderá trazer um possível afastamento escolar em função de doenças e de falta higiene. Segundo Emmanuel Kant, o homem não é nada daquilo que a educação faz dele, esse filósofo traz a ideia de que o ser humano nada é sem a educação. Destarte, a escolaridade escassa acarreta inúmeros danos futuros aos jovens e na produtividade do Brasil.
Diante do exposto, é notório a ineficiência por parte do governo e a queda na eficiência dos estudantes. Portanto, cabe ao estado brasileiro promover programas ofertando o direito à água, ao saneamento básico, e higiene para a longevidade da população. Isso deve ocorrer através de pesquisas e projetos, com o fito de por em prática o que está escrito no Artigo 5 da CF. Por conseguinte, os brasileiros terão sua saúde, emprego e moradia preservados como condiz na lei.
Aguardo a resposta e correção dessa redação. Agradeço, desde já!

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.