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Por lais458
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Na série da plataforma Netflix, "Desserviço ao Consumidor", um dos episódios destaca o impacto significativo da febre dos cigarros eletrônicos, visando de expor práticas comerciais e os danos à saúde associados, especialmente entre os jovens. Diante disso, essa representação não está muito distante da realidade brasileira contemporânea, no qual o alto índice de consumo dos vapes pela sociedade torna-se uma problemática alarmante. Dessa forma, tal situação é influenciada pelo fácil acesso aos dispositivos e pela necessidade de pertencimento, resultando em diversas consequências enfrentadas pelos usuários.
Inicialmente, vale ressaltar que a venda desses dispositivos eletrônicos é ilegal no Brasil. Conforme a Resolução n° 46 de 2009 da Anvisa, a comercialização de qualquer dispositivo de nicotina eletrônico que alega a substituição do cigarro de papel foi proibida. Visto isso, essa medida não é obedecida na nação, nas quais a distribuição dos produtos é de fácil acesso por meio de comércios clandestinos. Por conseguinte, apesar da idade mínima de compra estabelecida em 18 anos, muitas vezes essa regra não é seguida. Desse modo, os usuários, visando diminuir a quantidade de nicotina, começam a utilizar esse material, achando que são capazes de reduzir o hábito de fumar. Em vista disso, essa troca pode levar a uma nova dependência, com potencial para causar diversos riscos à saúde dos jovens, incluindo fatalidades.
Além disso, é importante salientar que a necessidade de pertencimento também potencializa impactos para a saúde. Segundo o portal de notícias G1, em 2021, o cantor Zé Neto, compartilhou em seu perfil no Instagram que descobriu uma doença no pulmão devido ao uso do cigarro eletrônico. Paralelamente,o vape pode trazer riscos à saúde, como irritação na garganta, problemas respiratórios, danos pulmonares e dependência de nicotina. Diante desse contexto, a dependência do vape e a dificuldade de parar resultam em vulnerabilidades, como a dificuldade em realizar atividades básicas, como subir escadas ou fazer exercícios, devido ao cansaço. Logo, podem surgir doenças crônicas incuráveis, exigindo um enfrentamento contínuo ao longo da vida. Diante disso, percebe-se a gravidade desta problemática entre os usuários viciados nesse aparelho.
Portanto, é evidente medidas necessárias para combater os riscos decorrentes do uso do cigarro eletrônico no Brasil. Com isso, cabe ao Governo Federal, por meio da Anvisa, fortalecer a fiscalização da comercialização desses produtos ilegais, com o intuito de minimizar os danos causados à população. Além do que, é primordial estipular um pedido de prisão para o responsável por promover esse consumo de forma criminal. Ademais, o Ministério da Educação pode recorrer às escolas, atribuindo palestras com especialistas para que possam falar com propriedade sobre as consequências geradas pelo uso contínuo dessa substância. Assim, essas ações ajudarão a abrir os olhos desses jovens para que evitem vivenciar essa problemática no futuro. Espera-se que com essas medidas, os riscos do fumo eletrônico no Brasil sejam diminuídos gradativamente.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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