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Por TainaraENEM
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Em nossa sociedade Brasileira, é habitual os cidadãos ultilizarem da frase "Você sabe com quem está falando?", com o intuito de se gabar de outros, assim achando que têm cargos superiores, ou para não precisarem cumprir uma ordem direta. Nesse âmbito, de maneira análoga, tal fato é persistente na sociedade vigente, sobretudo se analisarmos que esse abuso de poder, é causa do reflexo do passado colonial, como também pela falta de rigor Judiciário.
Sob esse viés, o processo sócio-histórico no período colonial, é uma das causas desse abuso de poder recorrente. Nosso país foi marcado por um passado escravocata, liderados por homens brancos europeus. O historiador Leandro Karnal reforça que a política brasileira sempre sobressai as camadas sociais com um maior poder, tanto no âmbito económico, como político. Desta forma, gerou-se pessoas com a mesma mentalidade de superioridade, que utilizam de seus bens sociais, para abusar de leis e direitos impostas.
Consequentemente, a falta de vigor Judiciário conjuntamente é um fator para o brasileiro costumeiramente dar a 'carteirada'. Segundo o filósofo Aristóteles, todos devem ser tratados igualmente. Assim, o Estado deve fornecer a população de maneira igual e democrática, os mesmos direitos perante a lei, independente de outros fatores incluídos. Porém, ao analisar a nossa atual situação é exatamente o contrário, visto que muitos estão sendo humilhados por autoridades que reforçam a superioridade, sem nenhum motivo aparente.
Infere-se portanto que medidas devem ser tomadas para diminuir o reprovável costume do brasileiro de dar a 'carteirada'. Caberá ao Poder Judiciário, juntamente do Ministério Público Federal e Estadual intensificar suas leis e punições, tornando-as mais restritivas em casos de desigualdades e abusos de poder. Isso ocorreria com o intuito de combater situações como do Desembargador que ofendeu ao guarda civil. Caberá também a sociedade juntamente das instituições de ensino, o desenvolvimento de atividades, e palestras de conscientização sobre a igualdade a todos, por meio de atividades didáticas e conteúdos em materiais de ensino, com o objetivo de conscientizar de maneira correta desde crianças.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por TainaraENEM
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#70359
@Willa @Dante @Deivid16 @Anakass @cassiahso Olá, tudo bem com vocês?
Poderiam dar uma olhadinha na minha redação? Meu nome é Tainara e estudo em uma escola em que minha professora sempre corrigi as redações com base nas competências do ENEM, entretanto, gostaria de uma opinião extra sobre minha redação! ☺
Sou nova na plataforma mas podem esperar que sempre que precisarem de ajuda, ou que eu dê uma olhada na redação de vocês, será um prazer ❤
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