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Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos no artigo 1° "todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos". Logo percebe-se que o país verde-amarelo, não compactua com essa declaração, pelo fato das desigualdades entre pessoas de uma mesma sociedade, além da falta de educação racial, que proporciona o racismo no país.
A priori é essencial que todas as pessoas de uma sociedade tenham direitos iguais e respeito mútuo, no entanto na sociedade atual, é visível o racismo estrutural que é a correlação entre uma parte de indivíduos e "pré-conceitos" enraizados na sociedade, podendo resultar em agressões verbais e físicas e até a morte. Nesse contexto segundo Álvaro de Azevedo " O homem é o único ser racional! Porém utiliza de sua racionalidade para ser irracional", logo é visível que o racismo ocorre de forma racional.
Ademais o racismo é fruto da falta de educação e da rotina diária de desrespeitos. Nesse cenário segundo o professor é sociólogo brasileiro Paulo Freire "a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda", é visível que a falta de capacitações dos professores e o pouco tempo dedicado a tratar sobre tal problemática, corrobora para o aumento de casos de racismo e para a pouco visibilidade desses casos.
Portanto é imprescindível que o Ministério da Educação (MEC), proporcione capacitações aos professores e aliado a isso produza conteúdo sobre tal problemática para ser transmitida à população, com ajuda de sociólogos é psiquiatras, por meio de lives e do horário nobre, com a finalidade de diminuir as desigualdades raciais no país. Para que assim a sociedade se torne mais igualitária e compactue com a Declaração Universal do Direitos Humanos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Invisibilidade na sociedade

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