Sob esse prisma, o racismo é proveniente de perspectivas irracionais fundamentadas a partir do introdução das colonizações europeias em que tudo que referiase aos negros possuía uma denotação de ser depreciativo ou maldito. Desse modo, tal conceito disseminouse gradativamente, influenciando fortemente a hodiernidade que busca meios plausíveis para a inserção de um preconceito ocultado e propiciando uma opressão constante sobre esse grupo. Por certo, é preciso que haja ações governamentais para para transformar tais concepções vigentes.
Nessa perspectiva, a imposições de padrões gerou inúmeras problematizações para essas camadas sociais, pois sofrem diariamente com a desvalorização, a exclusão social e até mesmo sendo vítimas de homícidos, ou seja, vivenciam um Apartheid pós-moderno. Segundo a socióloga brasileira, Djamila Ribeiro, afirma que o Brasil nunca aboliu a escravidão, mas que ressignificou-a de maneira a marginalizar os negros e não os incluírem dignamente ao âmbito social. Dessa forma, é percetível a maneira como essa desigualdade agrega exponencialmente mazelas nas estruturas sociais e cria um abismo entre uma população negra e branca.
Em suma, é necessário que o racismo seja rompido de maneira a viabilizar uma permissividade dos negros na sociedade e haja equidade para o desenvolvimento deles. Desta forma, cabe ao Ministério da Educação ministrar ações afirmativas que ampliem e corrobore para a acessibilidade dos negros na comunidade, legimitimando e esclarecendo seus direitos civis por meio de propagandas em redes digitais, escolas e em áreas périficas, com o intuidto de fomentar a ruptura de conceitos conservadores e alienantes, permitindo assim que essas camadas não permaneçam na obscuridão social e protestem sobre comportamentos irreverentes.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada