Mais infelizmente a lei assinada, não foi valida para os respectivos povos, pois apesarem de serem livres, políticas nenhuma foram criadas para a inserção dos tais na sociedade. Alguns voltaram para seu local de origem e outras para as comunidades quilombolas. Mas outros por não terem a quem recorrer e não possuírem alfabetização retornaram aos seus ofícios, sendo tratado como animais.
Cem anos após a escravidão, e com o país já democrático, foram criadas leis para a inserção do povo negro na sociedade, como cotas por exemplo. Apesar de existir leis, as aplicações delas não são tão abragente, pois a população negra contínua sendo a população mais marginalizada do país.
De acordo com a ONU pesquisa de 2014, os afros- brasileiros são os que morre violentamente mais cedo, recebe salários infiores de outras raças, não tem acesso adquado a educação e saúde, e apresenta a maior porcentagem de pessoas que vivem em condições desfavoráveis. Em 2020 o portal do G1 retratou que durante a pandemia e com a crise economia do país, os negros foram que mais sofreram com os efeitos... explicitando o racismo estrutural no Brasil.
A história do preconceito existencial na sociedade, se dá anos atrás quando a abolição foi decretada, mais infelizmente o governo daquela época não fez nada para a população negra ser inserida no país, pois a interiorização dessa raça está associada a questões sociais que a democracia insiste em não solucionar.
Portanto cabe ao poder público e seus representantes fazer válida as leis que foram criadas, para abolir o racismo estrutural no país. Ademais cabe ao governo de cada estado ampliar as cotas, na área da saúde da educação e do emprego, para que a população afro receba o tratamento adquado de cada setor.. a reeducação da sociedade é necessário principalmente por parte de empresas, para que todos recebem os mesmo salários quando o cargo for igual, não existindo a distinção de cor.
Desse modo a lei áurea teria significância nos dias atuais
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.