Avatar do usuário
Por Hyque
Quantidade de postagens
#127474
Em sua obra "A república", diálogo de natureza socrática, o filósofo grego Platão propõe uma visão utópica de uma sociedade livre de problemas. Para além disso, no entendo, a sociedade brasileira contemporânea vivencia uma situação inversa, uma vez que a prática do racismo no Brasil não é característica de uma sociedade "Livre de problemas". Nesse sentido, algumas negligências perpetradas por sistemas sociais impulsionam negativamente atos preconceito, como o racismo, contribuindo para a perpetuação desse impasse. Logo, tanto a insuficiência legislativa voltadas a grupos que usufruam nocivamente do racismo quanto a invisibilidade social são os suscitadores do óbice.

Primordialmente, é imprescindível destacar a insuficiência legislativa como um dos tonificadores para a intensificação dos atos racistas no País. Nesse contexto, o escritor brasileiro Gilberto Dimenstein, em sua obra "O cidadão de papel" defende que a legislação brasileira funciona somente no papel e, na prática, é ineficiente. Sob essa lógica, tal tese pode ser comprovada por meio da má aplicação de leis que asseguram a dignidade e segurança de pessoas que fazem parte de grupos que sofrem de preconceitos raciais e étnicos — como negros, indígenas e imigrantes de descendência africana —, uma vez que tais documentos não garantem, efetivamente, os direitos fundamentais de toda a população, e geram a exposição estigmatizada desses grupos na sociedade. Logo, tal insuficiência do sistema legislativo promove a marginalização de sujeitos a mercê do preconceito.

Além disso, vale ressaltar, ainda, a exclusão social como outro problema que introduz o racismo na nação brasileira. Em vista disso, Simone de Beauvoir — expoente filósofa francesa — desenvolveu o conceito de invisibilidade social, que diz respeito à indiferença crônica sofrida por determinados grupos marginalizados. A esse respeito, os sujeitos que são constantemente invisibilizados por sua raça, convive com à indiferença crônica denunciada por Simone, haja vista o silenciamento da sociedade em relação aos comportamentos discriminatórios voltados a certas classes da população, uma vez que tal carência de discernimento analítico evidencia, como consequência, a exclusão social dessas grupos, bem como a incrementação de estereótipos e estigmas no âmbito social. Assim, não é razoável que o racismo esteja intrínseco em uma sociedade que almeja torna-se país desenvolvido.

Portanto, vistos os fatores que impactam negativamente a perpetuação do racismo no Brasil, medidas são necessárias para combatê-los. Cabe ao Governo Federal a realização de implementações legislativas, por meio da fortificação e criação de leis em infraestruturas — comércios, escolas, Hospitais, empresas — com maiores casos de atos racistas generalizados, assegurar que a dignidade e segurança estão sendo devidamente estabelecidos as comunidades invisibilizadas, a fim de combater os comportamentos racistas contra indivíduos que são atualmente marginalizados na nação verde-amarela. Com efeito, essa ação governamental terá a finalidade de mobilizar o estado e garantir uma melhor contribuição e acolhimento para os cidadãos que enfrentam as mazelas do corpo social contemporâneo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 184

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 192

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 176

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Hyque
Quantidade de postagens
#127478
Corrigindo a palavra da frase "Para além disso no "entendo", a palavra "entendo" foi um erro de digitação. O correto seria "no entanto", relevem! 🥺🥺
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
113 Exibições
por EstefMarques
0 Respostas 
1524 Exibições
por cris2
0 Respostas 
149 Exibições
por dlafaiete
A violência escolar: Suas causas e impactos.
por Moonzighz    - In: Outros temas
0 Respostas 
70 Exibições
por Moonzighz
0 Respostas 
63 Exibições
por alexjon
0 Respostas 
178 Exibições
por viccevellyy
0 Respostas 
238 Exibições
por dalylazx
Escravidão na contemporaneidade brasileira
por alunxka5624    - In: Outros temas
0 Respostas 
76 Exibições
por alunxka5624
0 Respostas 
92 Exibições
por renan96
0 Respostas 
65 Exibições
por Dudaxmg

Ao longo dos anos, na sociedade, houve pandemias q[…]

John lock , filósofo inglés destaca-[…]

O artigo 6 da constituição federal d[…]

O autismo é um transtorno do desenvolviment[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM