Avatar do usuário
Por juniiorsilva
Quantidade de postagens
#112101
A demissão silenciosa ou quiet quitting, no original em inglês, é um movimento de valorização da saúde mental e física em detrimento da supervalorização da produtividade no ambiente de trabalho. Pode-se apontar como as causas desse dilema o modelo de produção praticado atualmente no mercado e como as novas gerações estão encarando-o.

Em primeira análise, deve-se relembrar da revolução industrial no século XVIII, que mudou totalmente a forma de trabalho no mundo. O filme “Tempos Modernos”, de Charles Chaplin, satiriza o formato de produção praticado pelas indústrias, que enaltece o esforço excessivo sem dar importância para a qualidade de vida dos empregados. Apesar de mudanças e avanços nessa questão, essa herança da Revolução industrial ainda permanece nas empresas e serviços, com metas muito elevadas a serem cumpridas e funcionários exaustos e sem tempo para descanso e vida pessoal. Mostrando como a problemática ainda existe e necessita ser combatida.

Entretanto, observa-se nas pessoas, principalmente entre os novos ingressantes no mercado, um movimento de aversão a esse modelo trabalhista. Segundo Aristóteles, o equilíbrio é uma virtude que todo homem de bem deve almejar, pois excessos levam a desequilíbrios. E isso é o que busca a geração atual, o equilíbrio entre a saúde mental, física e o trabalho, com o movimento do quiet quitting, eles estão limitando suas tarefas ao necessário sem comprometer a sua qualidade de vida, evitando, assim, jornadas de trabalho longas e excessivas.

Portanto, nota-se que o modelo de produtividade oriundo da Revolução industrial e praticando nas últimas décadas tende a cair em desuso conforme as antigas gerações estão se aposentando, e os jovens estão entrando em seus postos, uma vez que esses estão estabelecendo limites entre vida profissional e pessoal, e dando a devida importância a sua qualidade de vida, sem excessos de trabalho que possam comprometê-la.

(OBS.: quem for corrigir, diante mão já agradeço, mas lembrem-se que é redação para o concurso do Banco do Brasil, a conclusão não precisa conter proposta de intervenção como no ENEM, perdi ponto em outras correções por isso 🙃🥹)
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
324 Exibições
por ccl4ra
4 Respostas 
835 Exibições
por juniiorsilva
1 Respostas 
140 Exibições
por jadeucerto
0 Respostas 
132 Exibições
por iramamil
0 Respostas 
363 Exibições
por wellg
0 Respostas 
82 Exibições
por Akborges
Corrijam por favor, concurso dia 17/09 .
por rodriguees29    - In: Outros temas
3 Respostas 
89 Exibições
por rodriguees29
1 Respostas 
1172 Exibições
por tito
0 Respostas 
278 Exibições
por Ka2
0 Respostas 
429 Exibições
por TiagoCruz7
Ingualdade entre as pessoas

Segundo a premissa do artigo quinto da constitui&c[…]

Apesar de já termos passado pelo perí[…]

Tema Redação ENEM 2023

Samara102006 Mylike JoaoPedro72 Drpdc […]

O estigma associado ao vírus HIV é u[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM