• Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por Cucaido
#76270
"O que você vai ser quando crescer?" Apesar de parecer uma pergunta inocente, geralmente voltada à crianças, esconde um dilema que é o responsável pela aflição de muitos jovens brasileiros em relação a escolha da profissão e o sucesso financeiro.
Isto ocorre devido ao déficit de contato dos estudantes com os diversos trabalhos e instituições profissionalizantes. De acordo com uma pesquisa feita pelo MEC, apenas 8% dos alunos de ensino médio passam por algum programa vocacional.
Ademais no âmbito familiar, os jovens geralmente são instruídos a seguir carreiras tradicionais, como medicina e direto, visando empregabilidade e retorno financeiro. Desconsiderando vocação profissional. Dados divulgados pelo Inep mostram que no Brasil 56% dos estudantes que ingressam no ensino superior, desistem ou trocam de curso no decorrer da graduação. Muitos dos calouros sequer sabem qual ofício irão exercer ao final do curso, gerando ansiedade e frustração.
Portanto, para enfrentar o tal dilema, as instituições de ensino junto ao MEC, precisam criar mais programas vocacionais e incluir no currículo escolar mais passeios a tecnopólos, fábricas, etc, a fim de orientar os alunos sobre a escolha profissional e o mercado de trabalho. Desta forma o caminho a trilhar até a carreira dos sonhos não será mais um dilema para a maioria desses jovens brasileiros.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Percebe-se que no Brasil, de alguns anos pra c&aac[…]

A humanidade no decorrer da história tem lu[…]

Athesui maiconpgtu anaclaradll jheromagn[…]

O artigo 6º da constituição fed[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM