Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#45129
A Constituição brasileira de 1988 assegura, teoricamente, o direito ao saneamento básico em toda extensão do seu território. No entanto, hodiernamente, é possível afirmar que esse direito básico não é garantido em uma grande parcela do território brasileiro. Nesse âmbito pode-se inferir que esse problema só continua persistindo no Brasil por conta da falta de Políticas públicas que busquem solucionar o problema do saneamento básico no país, além disso esse descaso pode gerar futuramente mais gastos ao poder público, haja vista que ele trás consequências direta a saúde pública.
A priori, o descaso com a coleta de esgoto e derivados tem causas óbvias, uma vez que é um problema gerado pela falta que políticas públicas que busquem identificar e solucionar essa falha. Contudo, dados recentes do Sistema Nacional de Informação sobre saneamento (SNIS) mostram que em 2017 apenas dois terços da população brasileira tem acesso ao saneamento básico. Dessa forma, comprovando que ainda não temos políticas eficazes para resolver tal problema.
Além disso, há consequências diretas indiretas da falta de saneamento básico para a população que vive nessa situação. Uma delas é a geração de problemas de saúde, advindo do contato com o esgoto, como também a manifestação de pragas gerada pela acumulação de resíduos nesse local. Gerando, futuramente, mais e mais gastos para a saúde pública, que poderiam ser evitados se não houvesse omissão por parte do Estado.
Fica claro, portanto, que medidas são necessárias para tornar efetivo o direito constitucional da garantia do saneamento básico. Dessa forma,cabe aos governadores, perfeitos e vereadores identificadas as áreas que não Possui ou tenha precariedade na coleta de esgoto. Priorizando as áreas menos favorecidas economicamente, tendo em vista que lá concentrou-se a maioria dos casos, assim, Podendo o governo federal encaminhar verbas para que assim possa ser concluído o objetivo de tornar o Brasil um país com o maior índice de desenvolvimento social.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#46051
CORREÇÃO (X)

A Constituição brasileira de 1988 assegura, teoricamente, o direito ao saneamento básico em toda extensão do seu território.(1) No entanto, hodiernamente, é possível afirmar que esse direito básico não é garantido em uma grande parcela do território brasileiro. Nesse(2) âmbito pode-se inferir que esse(2) problema só continua persistindo no Brasil por conta da falta de Políticas públicas que busquem solucionar o problema do saneamento básico no país, além disso, esse descaso pode gerar futuramente mais gastos ao poder público, haja vista que ele traz(3) consequências direta a saúde pública.
A priori(4), o descaso com a coleta de esgoto e derivados têm(5) causas óbvias, uma vez que é um problema gerado pela falta que políticas públicas que busquem identificar e solucionar essa falha. Contudo, dados recentes do Sistema Nacional de Informação sobre saneamento (SNIS) mostram que em 2017 apenas dois terços da população brasileira tem acesso ao saneamento básico. Dessa forma, comprovando que ainda não temos políticas eficazes para resolver tal problema.
Além disso, há consequências diretas indiretas(7) da falta de saneamento básico para a população que vive nessa situação. Uma delas(8) é a geração de problemas de saúde,(9) advindo do contato com o esgoto, como também a manifestação de pragas gerada pela acumulação de resíduos nesse local. Gerando(10), futuramente, mais e mais gastos para a saúde pública, que poderiam ser evitados se não houvesse omissão por parte do Estado.
Fica claro, portanto, que medidas são necessárias para tornar efetivo o direito constitucional da garantia do saneamento básico. Dessa forma, cabe aos governadores, prefeitos e vereadores identificadas as áreas que não possuem ou tenha precariedade na coleta de esgoto. Priorizando (10)as áreas menos favorecidas economicamente, tendo em vista que lá concentrou-se a maioria dos casos, assim, podendo o governo federal encaminhar verbas para que assim possa ser concluído o objetivo de tornar o Brasil um país com o maior índice de desenvolvimento social.

Observações:
(1)-Aqui ocorreu justaposição. No Enem é considerado erro falar da mesma coisa só que em outro período. Substituir o ponto por vírgula já resolveria.
(2)-Repetição de pronome desnecessária.
(3)- O verbo trazer é o adequado aqui.
(4)-Não utilize a priori porque esse termo significa de maneira superficial. Opte por outro.
(5)-Precisa estar no plural (esgoto e derivados).
(6)-Você além de falar da falta de políticas públicas novamente no desenvolvimento, você o utiliza como argumento. Você deveria ter dito porque não existe as políticas públicas ou exemplificar. Argumente!!!
(7)- Quê? Saiba que tudo que você fala na redação precisa fornecer explicação
(8)-Uma delas qual? A direta ou a indireta?
(9)-Vírgula errada.
(10)-Estrutura errada.
(11)-Vejo bastante argumentação sua no segundo desenvolvimento. É isso aí. Entretanto faltou algum repertório que legitime o que você fala.

Na obra “Utopia”, do escritor ingl&eci[…]

A constituição de 1988, documento ju[…]

No que se refere o estigma associado as doen&ccedi[…]

Atualmente, na sociedade em que estamos inseridos,[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM