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#59242
O direito à água tratada é um direito humano essencial, segundo a ONU. Mas
mesmo assim, no Brasil, a escassez de água ainda é um problema e boa parte da
população não têm acesso à água potável, de tal forma que se torna prejudicial à saúde.

Primordialmente, podemos entender que o problema da escassez da água e a falta
de saneamento básico afetam diretamente a saúde pois inúmeros casos de intoxicação
alimentar, entre outras infecções, surgiram após as crises hídricas, principalmente no Norte e Nordeste. Dados da OMS revelam que, anualmente, 15 mil pessoas morrem e 350 mil
estão internadas no Brasil, por causa das doenças relacionadas com a precariedade do
saneamento básico.

Vale ressaltar também que este problema não é causado apenas pela poluição e
seca, como também pelo desperdício e o uso não sustentável do recurso natural. Esse fator
não só prejudica o abastecimento dos setores como também, causa diversos impactos ruins
ao meio ambiente. Segundo os dados da BRK Ambiental, o Brasil desperdiçou, pelo menos,
38% da água tratada em 2016.

Dessarte, cabe ao Senado e ao Poder Legislativo aprovar leis e projetos que podem
auxiliar, buscando formas para economizar água, ou conscientizar a população sobre o uso
sustentável da água. Também, aprovar construções de mais reservatórios, com maior
capacidade de acumular o recurso natural, em cada município com ajuda dos seus
respectivos prefeitos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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