No filme "Encanto" é mostrado que a personagem "Abuela Alma" perde sua casa e sua vila para um incêndio criminoso. Como no filme, diversas pessoas vivenciam a perda de suas residências ou até mesmo cidades só por conta de acidentes ocasionados no relevo por chuvas, poluição, deslizamentos, falta de saneamento, entre outros. Sendo assim, fica no ar o questionamento sobre por que não se está conseguindo controlar ou parar esse problema?
Não se pode despejar a culpa somente nos governantes, pois parte dessa crise provém do descuido das pessoas com o meio ambiente. Segundo dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2020 cada brasileiro produz, em média, 379,2 kg de lixo por ano, correspondendo a mais de 1 kg por dia. Esse e muitos outros dados sobre aquecimento global, lixo nos oceanos, queimadas, e outros, mostram como a humanidade está atacando a natureza de forma tão grave que mudanças de clima drásticas estão afetando nosso estilo de vida.
Em vista disso, se faz necessário que o Ministério do Meio Ambiente promova campanhas públicas através de canais de televisão e redes sociais alertando sobre a situação das enchentes e as causas das mesmas, indicando hábitos que diminuam a poluição causada pelas pessoas. Além de cobrar políticas públicas de reutilização e limpeza do lixo acumulado na natureza, por meio disso se faz uma contribuição ao combate à poluição e suas catástrofes, como a enchente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 90
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.