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Por Dudalima00
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Desde o período colonial com a chegada dos portugueses, há a escravização tanto de negros indígenas quanto africanos, fazendo com que a falta da representatividade do negro na sociedade afete diretamente o Brasil atual. Nesse contexto, podemos ver a segregação racial e a falta de conhecimento sobre o assunto como principais elementos causadores deste problema.

Primeiramente, a segregação racial é algo muito presente em nossa sociedade. Segundo o IBGE, principal promovedor de informações geográficas e estatísticas no Brasil, 56,10% da população nacional se autodeclara negra, e 63,1% da população desempregada do país é negra. Dentro dessa conjuntura, podemos ver essa grande disparidade entre raças em nossa sociedade, mesmo os negros sendo a maioria populacional.

Ademais, podemos ver a desinformação como causa recorrente dessa não representatividade. Nelson Mandela, negro muito importante no movimento do apartheid afirma que “A educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo”, e a educação é algo muito pertinente a esse tema, pois com ela podemos combater esse problema, a desinformação na sociedade gera preconceito para com as pessoas negras, como se houvesse distinção, algo que é decorrente de nosso passado colonial. Logo esse problema não pode perdurar nos dias atuais.

Deste modo, o debate sobre a representatividade do negro na sociedade é indispensável para a construção de uma sociedade mais igualitária. Sendo assim, o Ministério da educação deve promover incentivos as escolas para desde cedo ensinarem a indiferença entre raças. E também a família, deve por meio de debates, promover a desconstrução da ideia de exclusão do negro na sociedade a fim de que tenhamos uma sociedade mais justa e igualitária, como nos assegura a Carta Magna.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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