Diante desse cenário podemos afirmar que a obesidade não é resultado apenas do consumo excessivo de alimentos, mas sim da demasiada ingestão de alimentos processados. Todavia, esses alimentos acabaram se tornando uma solução rápida para a rotina acelerada de muitos cidadãos urbanos, em razão de não precisarem ser preparado. No entanto, a solução rápida acabar se tornando um problema complexo de se trata, tendo em vista que nesses produtos a quantidade de conservantes como também de gorduras saturadas são altíssimos e essas substâncias são as principais causadoras da obesidade.
Outrossim, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde de 2019 aproximadamente 56% da população brasileira está acima do peso. Esse é um dado preocupante para a saúde pública nacional, haja vista que excesso de peso vem acompanhado de doenças como a diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e várias outras. gerando assim gastos à saúde pública que poderiam ser evitados se houvesse maiores investimentos na conscientização alimentar dá população brasileira.
Fica claro, portanto, que medidas são necessárias para tratar o distúrbio alimentar da obesidade no Brasil. Dessa forma, cabe ao Governo Federal junto aos governos estaduais colocarem em prática políticas públicas que busquem conscientizar a população sobre os maleficios da obesidade, por meio de palestras e eventos públicos sobre esse assunto, tendo como público principal os que já estão acima do peso, visto que apresentam maiores riscos de saúde. Buscando como objetivo uma sociedade mais saudável e com melhores hábitos alimentares.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 110
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.