Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#48849
A obesidade é o distúrbio alimentar que envolve excesso de gordura corporal, aumentando o risco de problemas de saúde. No Brasil, o número de casos desse distúrbio cresce a cada ano e está se tornando um problema de saúde pública, uma vez que na maioria dos casos o individual adquiri outras doenças por decorrência da obesidade e dos maus hábitos alimentares. Dessa forma, pode-se destacar que as causas desta doença vem principalmente do consumo excessivo de produtos processados gerando assim diversos problemas de saúde a quem consume.

Diante desse cenário podemos afirmar que a obesidade não é resultado apenas do consumo excessivo de alimentos, mas sim da demasiada ingestão de alimentos processados. Todavia, esses alimentos acabaram se tornando uma solução rápida para a rotina acelerada de muitos cidadãos urbanos, em razão de não precisarem ser preparado. No entanto, a solução rápida acabar se tornando um problema complexo de se trata, tendo em vista que nesses produtos a quantidade de conservantes como também de gorduras saturadas são altíssimos e essas substâncias são as principais causadoras da obesidade.

Outrossim, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde de 2019 aproximadamente 56% da população brasileira está acima do peso. Esse é um dado preocupante para a saúde pública nacional, haja vista que excesso de peso vem acompanhado de doenças como a diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e várias outras. gerando assim gastos à saúde pública que poderiam ser evitados se houvesse maiores investimentos na conscientização alimentar dá população brasileira.

Fica claro, portanto, que medidas são necessárias para tratar o distúrbio alimentar da obesidade no Brasil. Dessa forma, cabe ao Governo Federal junto aos governos estaduais colocarem em prática políticas públicas que busquem conscientizar a população sobre os maleficios da obesidade, por meio de palestras e eventos públicos sobre esse assunto, tendo como público principal os que já estão acima do peso, visto que apresentam maiores riscos de saúde. Buscando como objetivo uma sociedade mais saudável e com melhores hábitos alimentares.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 110

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#48940
A obesidade é o distúrbio alimentar que envolve excesso de gordura corporal, aumentando [evite gerúndio] o risco de problemas de saúde. [faltou conectivo] No Brasil, o número de casos desse distúrbio cresce a cada ano e está se tornando um problema de saúde pública, uma vez que na maioria dos casos o individual adquire outras doenças por decorrência da obesidade e dos maus hábitos alimentares. Dessa forma, pode-se destacar que as causas desta doença vêm principalmente do consumo excessivo de produtos processados gerando assim diversos problemas de saúde a quem consume.

[faltou conectivo] Diante desse cenário podemos [não usar 1ª pessoa] afirmar que a obesidade não é resultado apenas do consumo excessivo de alimentos, mas sim da demasiada ingestão de alimentos processados. Todavia, esses alimentos acabaram se tornando uma solução rápida para a rotina acelerada de muitos cidadãos urbanos, em razão de não precisarem ser preparado. No entanto, a solução rápida acabar se tornando [cuidado com a repetição de palavras] um problema complexo de se trata, tendo em vista que nesses produtos a quantidade de conservantes como também de gorduras saturadas são altíssimos e essas substâncias são as principais causadoras da obesidade.
* Faltou comprovar o que se fala, da onde você tirou isso e evitar senso comum

Outrossim, [faltou chamar o argumento aqui] segundo a Pesquisa Nacional de Saúde de 2019, [vírgula] aproximadamente 56% da população brasileira está acima do peso. [faltou conectivo] Esse é um dado preocupante para a saúde pública nacional, haja vista que excesso de peso vem acompanhado de doenças como a diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e várias outras, gerando assim gastos à saúde pública que poderiam ser evitados se houvesse maiores investimentos na conscientização alimentar dá população brasileira.
* Precisa organizar suas ideias na estrutura do desenvolvimento: apresentar o argumento + repertório (dados/citação) + argumentação + arrematação do argumento

[colocar o conectivo primeiro] Fica claro, portanto, que medidas são necessárias para tratar o distúrbio alimentar da obesidade no Brasil. Dessa forma, cabe ao Governo Federal junto aos governos estaduais colocarem em prática políticas públicas que busquem conscientizar a população sobre os malefícios da obesidade, por meio de palestras e eventos públicos sobre esse assunto, tendo como público principal os que já estão acima do peso, visto que apresentam maiores riscos de saúde. [faltou conectivo] Buscando como objetivo uma sociedade mais saudável e com melhores hábitos alimentares.
* Conscientização é algo ineficaz, tem que trazer uma solução mais concreta e técnica e deixar a conscientização como um bônus
* Sua intervenção pode ser considerada nula por causa disso
* Mas a estrutura da intervenção está completa


Espero ter ajudado! ;)

"O mais escandaloso dos escândalos &eac[…]

Pobreza no Brasil

XxDamastco , Estava muito ruim? mais ou menos 6[…]

Alguém poderia corrigir por gentileza, &eac[…]

Tabagismo

De acordo com o filósofo Ralph Waldo, &quo[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM