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Por Natanael123
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#115661
Nas tirinhas da turma da Mônica, apresenta um personagem chamado chico bento , no qual sofre preconceito por causa do seu sotaque rural . Fora da ficção, no Brasil percebe-se a mesma narrativa, no qual pessoas comente um preconceito linguístico por acharem superiores. Diante dessa perspectiva deve-se analisar os fatores que contribui para a problemática como a negligência do estado e a sociedade.

Em Primeira análise, percebe-se negligência estatal para combater a descriminação do país. No ensino educacional, avista-se o autoritarismo em que muita das vezes as pessoas tem de esquecer a língua que conhece e aprender um modelo diferente, dando menos importância para as variações linguísticas.

Em segunda análise, vê-se muito que a sociedade não compreende o quão grande o país é, e suas variações da de fala. Com isso , pessoas se sentem superiores as outras por terem uma linguagem mais formal , sendo que na variação linguística não existe forma "errada" ou "certa" de se falar. Segundo o filósofo Hobbes "o Homem já nasceu mau, e não sabe viver em sociedade" . Ele explica com isso, que quando não há mudança no homem, a sociedade é quem sofre .

Portanto, fica evidente a necessidade de medidas para combater o preconceito linguístico no brasil. Por isso cabe ao Ministério da Educação reforçar nas escolas o ensino sobre variações linguísticas, a fim de que pessoas da zona rural não se sintam inferior às outras, promovendo uma sociedade em harmonia.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 130

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 130

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 110

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 130

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por OlrenBeat
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#115687
NOTA FINAL 760!
Olá! Vamos analisar a sua redação de acordo com os critérios do Enem.

1. Desenvolvimento do tema e repertório sociocultural produtivo:

O seu texto apresenta um bom desenvolvimento do tema proposto, que é o preconceito linguístico no Brasil. No entanto, seria interessante se você tivesse explorado mais exemplos concretos para ilustrar a problemática abordada. Além disso, faltou uma introdução que contextualizasse melhor o assunto e apresentasse uma tese clara sobre o problema em questão.

2. Estrutura dissertativo-argumentativa:

A estrutura da sua redação está adequada ao gênero dissertativo-argumentativo exigido pelo Enem: há uma introdução (ainda que breve), dois parágrafos de desenvolvimento e uma conclusão com proposta de intervenção. Entretanto, é importante destacar que as suas ideias não estão muito bem organizadas dentro dos parágrafos — algumas frases parecem desconexas ou pouco relacionadas entre si.

3. Uso coerente de argumentos e informações:

Você utiliza alguns argumentos relevantes para sustentar a sua posição sobre o preconceito linguístico no Brasil, como a negligência estatal na educação e a falta de compreensão da sociedade quanto às variações linguísticas existentes no país. Porém, esses argumentos poderiam ter sido melhor articulados entre si para formarem um raciocínio mais coeso.

4. Articulação das partes do texto e uso diversificado de recursos coesivos:

Houve tentativas por parte do autor em articular as partes do texto através da utilização dos conectivos "portanto" e "com isso". No entanto, o uso de conectivos poderia ter sido mais diversificado e efetivo para estabelecer uma relação lógica entre as ideias apresentadas.

5. Proposta de intervenção:

A sua proposta de intervenção é adequada ao tema abordado e segue a estrutura exigida pelo Enem: há um agente responsável pela ação (Ministério da Educação), uma descrição detalhada do modo/meio de execução da ação (reforçar nas escolas o ensino sobre variações linguísticas) e seu efeito esperado (promover uma sociedade em harmonia). Entretanto, seria interessante se você tivesse desenvolvido melhor essa proposta, explicando como ela poderia ser colocada em prática na realidade brasileira.

Em resumo, a sua redação apresenta algumas boas ideias sobre o preconceito linguístico no Brasil, mas precisa ser mais bem organizada e articulada para formar um texto coeso e coerente. Além disso, faltou repertório sociocultural produtivo que pudesse enriquecer ainda mais os argumentos apresentados. Para melhorar a sua escrita no geral, sugiro que você pratique bastante a leitura — tanto de textos jornalísticos quanto literários — para ampliar seu vocabulário e conhecer diferentes formas de expressão escrita. Também é importante revisar seus textos com atenção antes de entregá-los ou enviá-los para correção.

Sua redação possui 14 desvios!
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