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#80484
No filme "Que Horas Ela Volta", a doméstica Val e sua filha são zombadas por seus patrões devido ao sotaque nordestino. Já fora das telas, isso é uma realidade no Brasil, por ainda existirem pessoas que não respeitam o outro ou suas culturas.

Em primeiro lugar, é importante destacar que esse problema não se trata de um quadro atual. Na obra de Graciliano Ramos "Vidas Secas", essa questão já se faz presente onde o personagem Fabiano é limitado e comparado a animal por sua limitação linguística. Fora da ficção, fica evidente que parte da população não tem acesso a educação adequada, como resultado, pessoas são estigmatizadas por não corresponderem a regra padronizada de comunicação.

Além disso, uma outra problemática a cerca desse tema é a língua ser usada como ferramenta de opressão pelas elites de nossa sociedade, por consequência, indivíduos reprimidos sofrem com a falta de mobilidade social. Segundo o Artigo 3º da Constituição Brasileira é função da República Federativa do Brasil reduzir as desigualdades sociais e regionais. Logo, providências deveriam ser tomadas quanto a isso.

Portanto, é preciso que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Para que a sociedade brasileira seja mais igualitária em referente a esse dilema, urge que o Ministério da Educação faça, por meio de palestras que conscientizem a população em relação ao preconceito linguístico para reduzir a segregação e a desumanização de indivíduos que não dominam a norma padrão. Ademais, faz-se necessário o investimento governamental na educação para evitar a propagação dessa discriminação. Somente assim, será possível ter um país mais equitativo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 145

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 155

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 115

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 115

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

#80552
Olá @euanderson2. Eu suponho que, no primeiro parágrafo, você poderia ter afirmado suas teses, servindo como uma espécie de guia para o corretor, ou pelo menos o guiado para seu desenvolvimento.

Por exemplo: No filme "Que Horas Ela Volta", a doméstica Val e sua filha são zombadas por seus patrões devido ao sotaque nordestino. Já fora das telas, isso é uma realidade no Brasil, por ainda existirem pessoas que não respeitam o outro ou suas culturas. Sob tal ótica, convém uma análise sobre os fatores que estimulam essa problemática.

ou

No filme "Que Horas Ela Volta", a doméstica Val e sua filha são zombadas por seus patrões devido ao sotaque nordestino. Já fora das telas, isso é uma realidade no Brasil, por ainda existirem pessoas que não respeitam o outro ou suas culturas. Tendo isso em panorama, destaca-se dois fatores que agravam o problema: (problema) e (problema).

Nesse primeiro parágrafo, por mais mínimo que seja o erro, você colocou "que não respeitam o outro". Eu creio que o correto seja "que não respeitam os outros".

Aprecio o fato de você ter colocado vários repertórios em sua redação, pois isso o torna mais agradável de ler e também aumenta sua pontuação. Parabéns!

Ademais, para finalizar, você não deve usar palavras como "conscientizar a população" na sua proposta de intervenção, já que quando o faz, perde 40 pontos. Na sua intervenção, NUNCA use a ideia de “conscientizar” ou ”refletir individualmente” como ação, pois isso é DESCONSIDERADO e você perde 40 pontos.

Gostaria de esclarecer que eu posso estar errado em relação a essa correção, pois assim como você, também estou em processo de aprender. Mas sei que, juntos , vamos destruir a redação do ENEM. Não desista! E tenha um bom dia!

Excelente redação amigo.

@eurodrigo poderia dar uma olhada?

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