Antes de tudo, cabe ressaltar que a formação do Brasil colonial foi acompanhada de uma mescla de povos e culturas distintos. Nesse sentido, a sociedade brasileira atual ser resultado da união de portugueses, indígenas, negros, franceses, holandeses etc, proporciona uma enorme variedade de dialetos dentro de um mesmo idioma. Em contrapartida, os brasileiros aprendem, durante todo o período escolar, uma única variante da língua portuguesa, a norma-padrão, fazendo com que esses indivíduos desconheçam a diversidade linguística presente no país. Logo, essa falta de conhecimento das diferentes formas de expressar o idioma propicia um preconceito direcionado a diversos falantes que, no dia-a-dia, não seguem a norma-padrão.
Ademais, visto que, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil é o nono país mais desigual do mundo — dado de 2020 —, a expressiva desigualdade social no país fomenta tal problemática. Sob tal ótica, as pessoas que possuem maior condição financeira e, consequentemente, melhor acesso à educação acabam por atribuírem características negativas àqueles que estão abaixo na pirâmide social. Por exemplo, constantemente pessoas pobres, ao fugirem da norma-padrão na fala, são taxadas de burras e atrasadas por indivíduos que dominam a norma-padrão, o que contribui para a não extinção do preconceito linguístico no país.
É indubitável, portanto, que haja uma resolução para a questão abordada. Assim sendo, as escolas, por meio de aula multidisciplinares — integrando Língua Portuguesa, História, Geografia e Sociologia —, devem garantir o ensino sobre as diferentes variantes regionais, históricas e sociais presentes na língua portuguesa, a fim de promover maior respeito à diversidade linguística. Dessa maneira, práticas preconceituosas, como as observadas no BBB 21, seriam abolidas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.