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Por GiovanaPin
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#81412
A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o direito a educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa o preconceito linguístico ninguém Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o preconceito linguístico. Nesse sentido, ao apontar variedades lingüísticas como erro, criam-se barreiras para que haja aumentos de culturas do país. No Brasil, é muito evidente, e, por isso, é preciso entender que há diversas variantes na língua, e uma não deveria ser mais prestigiada em relação as outras.
Ademais, é fundamental apontar que o governo é um dos maiores impulsionadores do preconceito linguístico no Brasil. Vale ressaltar que os que mais sofrem com esse problema somos nós nordestinos, que vivenciamos tal descriminação constantemente. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a pendurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o governo, por intermédio de projetos, campanhas e debates mais aprofundados voltados para a variabilidade lingüística. Nesse ínterim, podem ser realizadas oficinas de leitura e encenação de manifestações artísticas regionais que demonstram o valor do diferente, afim de fazer conscientização do fato de sermos todos igualitários.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada, apresentando graves e frequentes desvios de coesão textual. Na redação enquadrada neste nível, há sérios problemas na articulação das ideias e na utilização de recursos coesivos: frases fragmentadas; frase sem oração principal; períodos muito longos sem o emprego dos conectores adequados; repetição desnecessária de palavras; não utilização de elementos que se refiram a termos que apareceram anteriormente no texto.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por luis1837
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#100813
@luis1837, Oi, não acho viável você escrever seus dois parágrafos de desenvolvimento apenas sobre a ineficiência governamental, procure sempre escrever sobre causas diferentes, por exemplo, você poderia ter feito o segundo sobre a omissão cidadã, na medida em que a população não se movimenta em função do combate a esse tipo de preconceito. NUNCA utilize a primeira pessoa na redação( você usou "nós nordestinos") poderia ter escrito "exemplo disso é a triste realidade do povo nordestino, sem dúvida, o que mais sofre com essa questão".
Tentei marcar melhor a sua argumentação com adjetivos terminados com "mente" como "infelizmente".
Atenção aos conectivos interparagrafais, são muito importantes no texto. A conclusão precisa de um detalhamento, dica: detalhe o agente, é o mais fácil ex: Cabe ao governo federal - principal promotor da harmonia social - promover...
Não sou um corretor de redação mas produzo muitas, espero ter te ajudado, tenha um bom dia!
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