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A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o direito a educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa o preconceito linguístico ninguém Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o preconceito linguístico. Nesse sentido, ao apontar variedades lingüísticas como erro, criam-se barreiras para que haja aumentos de culturas do país. No Brasil, é muito evidente, e, por isso, é preciso entender que há diversas variantes na língua, e uma não deveria ser mais prestigiada em relação as outras.
Ademais, é fundamental apontar que o governo é um dos maiores impulsionadores do preconceito linguístico no Brasil. Vale ressaltar que os que mais sofrem com esse problema somos nós nordestinos, que vivenciamos tal descriminação constantemente. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a pendurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o governo, por intermédio de projetos, campanhas e debates mais aprofundados voltados para a variabilidade lingüística. Nesse ínterim, podem ser realizadas oficinas de leitura e encenação de manifestações artísticas regionais que demonstram o valor do diferente, afim de fazer conscientização do fato de sermos todos igualitários.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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