Primordialmente, vale destacar tal acontecimento em um dos maiores reality shows brasileiro chamado Big Brother Brasil, nesta edição, a de 2021, uma participante famosa julga a colega insinuando que a mesma não teria educação na sua fala pela região de onde veio, colocando-se superior nesta questão citando a sua terra natal e sua ética.
Além do mais, é de extrema importância citar que cerca de 190 milhões de brasileiros têm uma linguagem própria (Segundo o site Carta Capital), e essas pessoas são frequentemente julgadas, questionadas e são obrigadas a corrigir sua maneira de se expressar verbalmente quando decidem ingressar no mercado de trabalho ou em uma Instituição de ensino.
Reconhecendo tal situação passada pela população brasileira, é dever do Estado garantir que os indivíduos que cometerem atos de preconceito contra a linguagem cultural do outro sejam devidamente punidos. Contudo, também é dever da população entender que a forma de falar não define quem somos e nem a nossa capacidade diante de alguma situação, assim como é responsabilidade do poder legislativo de tomar providências mais rígidas sobre determinada questão. Somente a partir de atitudes como estas será possível cessar a situação pela qual o povo brasileiro está passando.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.