Sob esse viés,o julgamento realizado em sala de aula é uma causa latente do problema.Segundo,o ex-presidente da África do Sul,Nelson Mandela, "a educação é a arma mais poderosa para se mudar o mundo”.Entretanto,quando a escola é umas das causadoras do problema,promovendo visões inferiorizadas ;como tratar com desrespeito alunos de outras regiões e menosprezando o modo de falar deles,ela perde esse poder de mudar o mundo e passa a atrasar a compreensão da população acerca desse preconceito.
Ademais,vale ressaltar que a depreciação das classes dominantes em relação à regionalidade da minoria desestabiliza psicologicamente as vítimas. Diante disso,a novela “Êta mundo bom“,de 2016, retrata a vivência do protagonista Candinho,o qual sofre com comentários maldosos e é humilhado frequentemente por ser do interior e possuir a fala regionalista.Logo,o não reconhecimento da miscigenação brasileira acarreta essas ações de indivíduos,como as da novela,que se se sentem superiores a outras,principalmente,as mais abastadas que moram em centros urbanos,causando,assim,a exclusão social e o sentimento de inferioridade nas vítimas.
Depreende-se,portanto,que são necessárias medidas capazes de mitigar tal problemática.Para tanto,o Ministério da Educação deve implantar conteúdos informativos,por meio de reuniões e palestras mensais com os docentes,sobre o papel que a escola possui em relação a formação social,podendo alterar esses atos preconceituosos a respeito da língua dos falantes regionais.Além disso,as ONG’s criarem postagens virtuais,por intermédio das redes sociais,relatando os efeitos trazidos pelo preconceito linguístico,com a porcentagem os dados dos casos de homicídios e depressão causada pela injúria de preconceituosos.Dessa forma,a previsão da Constituição Federal de 1988 será concretizada finalmente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada