Sobretudo, é preciso dar destaque à discriminação linguística em que a população nordestina sofre nos meios urbanos das regiões do sudeste e sul. Isso se dá pela migração inter-regional que ocorreu no Brasil entre os anos 1960 e 1980, em virtude da urbanização e aumento da demanda de emprego nessas regiões, o que fez com que esses indivíduos migrassem de seus estados em busca de melhores condições de vida. Assim, o choque cultural entre essas diferentes populações facilitou a aversão do sudestinos e sulistas aos diferentes sotaques e dialetos nordestinos.
Em segundo plano, é necessário salientar uma outra forma como esse tipo de aversão à pluraridade linguística se propaga, que é a que leva em conta aspectos socioeconômicos como fator. Neste sentido, pode-se destacar a desigualdade social que, não só segrega economicamente a população mais pobre, mas também faz com que haja um certo tipo de desprezo como a quem vem das periferias fala, seja por parte da classe média, seja por quem mora em regiões mais centrais. Por conseguinte, torna-se um empecilho a quem está tentando se inserir no mercado de trabalho, já que sua maneira de se expressar é vista de forma pejorativa, dificultando sua mobilidade social.
Diante de tudo, vê-se a necessidade de se mudar esse cenário hostil. Desse modo, cabe ao Ministério da Educação, junto ao Ministério da Cultura, promoverem palestras nas escolas da rede pública, que tenham como foco a exaltação dos diferentes sotaques e regionalismos existentes no Brasil, para que, desde os primeiros anos acadêmicos, os brasileiros possam desenvolver respeito e empatia a pluridade cultural da nação.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.