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Por nxthxlia
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#71014
Comumente, em cada parte do mundo e, de maneira acentuada no Brasil, podemos observar certos maneirismos linguísticos oriundos da regionalização, onde o que mais vale na cultivação da língua, desde o berço, é o que é aprendido no âmbito familiar e social daquele local, o que muitas vezes não concorda com o que é formalmente tido como correto nas instituições de ensino, gerando toda uma problemática de preconceito. Contudo, é papel dos órgãos governamentais que regem tais instituições e, ainda mais, da sociedade como um todo, preservar a pluralidade de nossa língua e promover a inclusão dentro e fora das escolas.

Sendo assim, é importante frisar que o regionalismo sempre fez parte da construção da língua portuguesa, portanto, de maneira alguma poderia ser considerado errado ou motivo de vergonha para o indivíduo. A rejeição de tais manifestações no linguajar pode frequentemente ser relacionada à xenofobia - preconceito para com o que é diferente -, dessa forma, é fundamental a ação governamental, no sentido de reestruturar os moldes educacionais e sociais, tendo um currículo de formação mais flexível, de maneira a viabilizar a inclusão e possibilitar uma educação mais abrangente.

Em suma, é vital para o pleno uso da língua e para as relações interpessoais em sociedade que, em conjunto com mudanças sérias por parte de instituições formadoras, sejam também reavaliadas as heranças intelectuais que nos são passadas, questionando o que nos é formalmente ensinado, de maneira a normalizar e aceitar o que nos é dito categoricamente ser errado.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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Por LailaSantos
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#71113
@nxthxlia,
Boa noite!
Obrigada por me marcar na sua redação!
Hoje estou um pouco apertada nos estudos, mas nos próximos dias vou avaliar!
Bom domingo!
Beijos,
Laila
0
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Por nxthxlia
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#71123
LailaSantos escreveu:@nxthxlia,
Boa noite!
Obrigada por me marcar na sua redação!
Hoje estou um pouco apertada nos estudos, mas nos próximos dias vou avaliar!
Bom domingo!
Beijos,
Laila
Tudo bem, obrigada :)
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Por jheromagnoli
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#71482
Precisa estudar a estrutura da redação. São quatro parágrafos:
INTRODUÇÃO: contextualização do assunto do tema + problematização + os argumentos que vai desenvolver
DESENVOLVIMENTOS: são dois parágrafos com dois argumentos. A estrutura é: apresentação do argumento + repertório + argumentação + arrematação
CONCLUSÃO: arrematar o tema e propor a intervenção com os elementos: agente + ação + meio + finalidade + detalhamento de um desses elementos. Procure responsabilizar o Governo.

Também não pode escrever em 1ª pessoa (eu/nós). A redação é impessoal e em 3ª pessoa (ele/eles).
Além disso, precisa usar conectivo no início dos parágrafos e das frases também.

Pode me marcar nos comentários da redação que tento ajudar s2 || ENEM & Concurso Público
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Por LailaSantos
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#71671
@nxthxlia,
Boa tarde!
Concordo com as observações já colocadas, em geral, seu texto é bom, você entendeu a proposta, mas falta transformá-lo num texto dissertativo-argumentativo.
Você precisa desenvolver o argumento de forma mais contundente, em dois parágrafos coesos e interligados entre si. Uma boa forma de entender a estrutura da redação é lendo as redações nota mil, você encontra aqui no site ou no google.
Você precisa enriquecer sua argumentação usando elementos do seu repertório sócio-cultural: filmes, citações, livros, fatos históricos, séries... (a lista é imensa, basta você pensar a que esse tema se relaciona). Dessa forma você garante pontos na competência 2.
Redação é como quase tudo na vida: só se aprende praticando. Por isso, não desanime, assista videoaulas, leia bons textos e mãos à obra!
Qualquer coisa, estou às ordens.
beijos e bons estudos!
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