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Por livfreitas
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O preconceito baseado na idade é uma questão duradoura que impacta indivíduos em várias etapas da vida. Jovens e idosos frequentemente encaram discriminação devido à sua faixa etária, gerando desafios em diversos setores da sociedade. Para combater essa forma de preconceito, é imperativo compreender suas origens e implicações, fomentar a conscientização e efetuar mudanças substanciais.
Em primeiro lugar, o preconceito relacionado à idade frequentemente deriva de estereótipos profundamente enraizados na sociedade. Jovens são rotineiramente estigmatizados como inexperientes ou irresponsáveis, enquanto os idosos são percebidos como vulneráveis e com baixa produtividade. Essas percepções prejudicam a autoestima e as oportunidades para ambos os grupos, restringindo seu potencial, por exemplo, muitas pessoas usam a famosa frase ‘’você já está velho demais para aprender coisas novas’’ destruindo a autoestima da terceira idade.
As ramificações do preconceito por idade são abrangentes e afetam áreas como o mercado de trabalho, a educação e a saúde. Jovens podem enfrentar dificuldades na busca por empregos de qualidade, enquanto os idosos podem ser excluídos do mercado devido a estigma negativo. Além disso, a descriminação relacionada à idade é essencial promover a conscientização e a educação, desafiando estereótipos prejudiciais e ressaltando as valiosas contribuições de adolescentes e a terceira idade para a comunidade. Além disso, politicas publicas devem ser implementadas para salvaguardar direitos e garantir igualdade de oportunidades para todas as faixas etárias.
Em suma, o etarismo e um desafio que persiste em nossa sociedade, prejudicando a juventude e a terceira idade em diversos aspectos. A luta contra essa forma de discriminação demanda um esforço coletivo para contestar rótulos, fomentar a inclusão e instituir politicas que assegurem igualdade de oportunidades para todas as faixas etárias. Somente assim poderemos construir uma sociedade mais justa e inclusiva.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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