Sob uma primeira análise, há uma incoerência em relação ao índice de violências contra a diversidade sexual. Em decorrência dessa agressividade, não faz sentido o evento da “Parada Gay”, em São Paulo, ser tão famoso, atrair inúmeros turistas e o país ainda permanecer com altos índices de violência contra as pessoas que celebram o evento. Além disso, de acordo com o site UOL, o Brasil é o país que mais mata pessoas trans e travestis no mundo, em contrapartida também é um país que consome exageradamente pornografia com pessoas transsexuais. Logo, é incoerente que um país repleto de conteúdo LGBTQ+ tenha tais índices de violência contra essa comunidade.
Consoante a essa violência, o STF criminalizou a LGBTfobia em Junho de 2019, uma grande vitória para a “comunidade arco-íris”. Embora a decisão do Supremo Tribunal Federal tenha beneficiado o público LGBTQ+, enfureceram-se alguns religiosos como o pastor Silas Malafaia e o deputado Marco Feliciano, os quais consideram a criminalização como ameaça à liberdade de expressão religiosa. O descontentamento por parte dos cristãos religiosos com a situação, evidencia a atitude preconceituosa e retrógrada presente em nosso país, devido à forte influência religiosa nele contida.
Assim sendo, é de urgência importância que a Constituição passe de uma folha de papel para uma ação respeitosa. Afinal, como diz o Código Samurai: “uma alma sem respeito é uma morada em ruínas e deve ser demolida para construir uma nova”, deve-se reconstruir esse cenário da sociedade brasileira para que ela seja mais respeitosa e inclua a diversidade de orientações sexuais, bem como identidades de gênero. Logo, cabe às políticas públicas, aliadas ao Estado, reforçar as leis reconstruindo o cenário cruel enfrentado pela comunidade LGBTQ+, para que seus integrantes abram os olhos com vida, aliviados, e não enxerguem mais dor, nem sofrimento.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.