Em primeiro lugar, o preconceito linguístico é a não aceitação das variedades que podem existir na lingua falada. Esse não reconhecimento, vem de uma visão equívoca pautada no que é certo e errado segundo a gramática, tornado a lingua portuguesa cada vez mais elitista e privando pessoas de oportunidades, discussões ou direitos por não estarem de acordo com a norma padrão. Vale ressaltar que, a ignorância histórica também é um importante fator, a variedade linguística é uma peça fundamental para a cultura, sendo importante para resgates históricos e tendo lugar na literarura como os cordéis, o seu não reconhecimento é apagar uma parte da cultura brasileira.
Outrossim, é válido ressaltar que, conforme escreveu Marcos Bagno, "...é um verdadeiro acidente aos direitos humanos o modo que a fala nordestina é retratada em novelas...". A força midiática exercida acima dos estigmas linguísticos e culturais retratados através de personagens superestimados, em programas de TV, é um desserviço social, pois, agrava esse problema tão recorrente que é o preconceito da língua, trazendo não só um desconforto para quem sofre, mas também reforçando a marginalização social. Assim, pessoas com gírias, falas incorretas segundo a norma padrão e com menos poder aquisitivo são mais sucetíveis ao pré-conceito de juízo de valor.
Portando, é necessário uma correção midiática, afinal, a mídia tem o dever de fazer a reversão dos estigmas linguísticos retratados em seus programas, mostrando assim o valor cultural da variedade da língua. Ademais, cabe ao ministério da educação o papel de propor palestras e projetos de conhecimento e a história dos dialetos presentes no Brasil. Assim, a realidade do país se tornará mais distante de seu começo opressor.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada