Em primeira instância, apesar dos benefícios para o mercado de produção, a conjuntura corrobora com o consumismo exacerbado contemporâneo. Isso porque, como fundamentado pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman, a natureza individualista da sociedade - que é movida com o intuito da realização pessoal - leva à exagerada compra de bens, muitas vezes, desnecessários para o consumidor. Desse mesmo modo, a juventude brasileira, com o incessante anseio pela identificação com influenciadores, é levada ao consumismo denunciado por Bauman. Logo, a prática publicitária possui altos e baixos para a sociedade moderna.
Além disso, o uso de influenciadores digitais para a intensificação de compras contribui para o indivíduo agir conforme um paradigma de vida. Nesse sentido, é válido citar o fenômeno da “cultura do cancelamento”, onde aqueles que não coincidem com um padrão de vivência imposto por um grupo dominante são submetidos à exclusão. De forma análoga, o jovem, bombardeado pelas vidas “perfeitas” dos influenciadores nas telas, altera o próprio cotidiano e as necessidades com o objetivo de alcançar a conformidade e a aceitação no meio social. Depreende-se, então, que a alta influência dessas figuras é capaz de transformar o modo como o jovem enxerga e se identifica na sociedade.
Urge, portanto, a necessidade de conciliar os interesses do mercado com o bem da população juvenil brasileira. Nisso, o Ministério da Saúde deve, a fim de impedir o aumento do consumismo e a visão incorreta do meio social, criar formas de conscientização acerca do consumo excessivo e da autovalorização, por meio de publicações em redes sociais que contem com a presença dos próprios influenciadores digitais para o maior alcance. Desse modo, intermediando o aumento de vendas com o zelo pelos jovens.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.