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Por Luhzola
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No clipe da música "Passarinhos" do Emicida mostra como a leitura tem poder de transformar a vida e o mundo de alguém ao relatar a situação de um menino periférico que não tinha muita preocupação com o próprio futuro e expande isto após gerar interesse em livros. Porém no Brasil não se tem essa visão concreta de mudança a partir da leitura, isto se dá pela desigualdade e a lacuna educacional.
Segundo a 5° edição do estudo "Relatos da leitura no Brasil" o país perdeu cerca de 4,6 milhões de leitores nos últimos anos e em média com outros países, o brasileiro lê somente quatro livros por ano e uma das causas disso é o fator social. Desse modo, trás o acesso a livros vir a ser algo mais elitizado, onde os vê extremamente caros nas livrarias, trazendo desanimação a quem procura e não têm como pagar. Este contraste afeta os mais desfavorecidos enquanto a outra parcela de indivíduos desfrutam de tal.
Além disso, se tem uma ausência de incentivo por parte das escolas, pois não proporcionam livros que os alunos irão se interessar verdadeiramente, porque quando é apresentada a leitura, sempre é dado escritas clássicas com dialetos difíceis e complexos. Deve ser introduzidos todos os gêneros, assim diversificando afim de que o estudante em seguida se identifique e tenha seu avanço literário.
Portanto, diante do apresentado, cabe ao Ministério Público, por meio de campanhas conciêntizantes em escolas e eventos caridosos de distribuição de livros, promover o incentivo a leitura, formando leitores em todo o país e tornar possível a transformação a partir do conhecimento na população brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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