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Por deivisson27
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"No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho". De maneira análoga ao trecho do poema de Carlos Drummond de Andrade, pode-se estabelecer uma relação metafórico entre as "pedras no caminho" e a ausência da leitura no Brasil, uma vez que o entrave precisa ser retirado do âmbito social. Dessa forma, essa realidade é fruto de dois elementos: a ineficácia do Estado e o silêncio do corpo midiático.
Nesse contexto, pode-se destacar a falha governamental como um dos principais agravantes da problemática, visto que o Estado não incentiva o hábito da leitura no Brasil. Acerca disso, de acordo com o filósofo inglês Thomas Hobbes é dever do Estado proporcionar meios que auxiliem toda coletividade na sociedade. Sob esse viés, tal pensamento não está sendo aplicado, já que o Estado não incentiva as pessoas a lerem e a ausência da leitura na sociedade persiste hodiernamente.
Além disso, pode-se ressaltar a ineficiência da mídia como um dos agravantes, com a falta de divulgações sobre o problema alarmante que está ocorrendo. Ademais, o sociólogo Nick Couldry escreveu sobre a importância da voz de todos para uma efetiva democracia e não as vozes somente daqueles socialmente privilegiados. Sob essa perspectiva a imprensa não está executando a sua função, uma vez que a falta da leitura na contemporaneidade está persistindo.
Portanto, observa-se a necessidade de impedir o avanço da ausência da leitura na sociedade brasileira. Diante disso, o Estado deve construir bibliotecas em todas as cidades, divulgar por meio do corpo midiático, com cartazes nas vias públicas e nos transportes públicos, a fim de gerar uma evolução. Assim, as "pedras no caminho" citadas no poema de Carlos Drummond de Andrade, deixarão de ser empecilhos para a nação brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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