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Por Amandadns
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No que se refere o poder de transformação da leitura torna-se inquestionável a influência na melhoria de vida dos cidadãos que a praticam. Visto que a leitura está presente em basicamente tudo ao nosso redor faz-se necessário que ela seja inserida em nossas vidas logo durante a infância, entretanto, ainda existem altas taxas de analfabetos no Brasil.
Certamente a literatura deve ser incentivada desde nossa infância, para que assim possa se perceber o mundo de outra maneira. Ao adquirir o hábito logo nos seus primeiros anos de vida garante-se que futuramente será obtido no vocabulário mais amplo e ideias mais diversificadas, além de ser uma atividade que exercita nosso cérebro, também nos proporciona uma imaginação mais fluente nos levando a conhecer diversos universos além da nossa realidade.
Entretanto um estudo divulgado pelo programa Todos pela Educação com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios mostra que 41% das crianças de 6 e 7 anos não sabem ler e escrever, dados que deixam evidente a precariedade do ensino e o aumento de pessoas que sequer frequentam a escola ou que não demonstram interesse em aprender. Como dito pelo poeta Carlos Drummond de Andrade "a leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente essa sede."
Sendo assim torna-se necessário que medidas sejam tomadas para solucionar o problema. O governo em parceria com a comunidade escolar deve investir em projetos em prol de expandir nossa literatura, capacitando bons professores e assegurando que a alfabetização poderá ser acessível a todos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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