Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como: "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
Por Gabrielle22
#39213
No Brasil contemporâneo, as redes sociais se tornam cada vez mais presentes e importantes para o cotidiano de quase toda a sociedade, milhões de pessoas passam horas ligadas nas suas redes sociais devido ao poder que ela tem de fazer com que as pessoas consigam trabalhar, obter informações e se comunicar de qualquer lugar do mundo, e por conta desse super poder que as redes sociais tem, muitas pessoas que moram distantes de seus amigos e parentes conseguem manter uma relação através de um chat ou uma vídeo chamada, o que tira de muitos a sensação de solidão. No entanto, esse mundo das redes sociais existem também muitas notícias falsas se espalhando e para que isso não aconteça, há necessidade da ação de cada pessoa a tomar devidas preucações com o que repassa, observando a fonte da informação, visando o enfrentamento desse problema.
Uma pesquisa feita em 2019 mostra que o Brasil é o 2° em ranking de países que passam mais tempo em redes sociais com 225 minutos gastados por dia e em 2018, 219 minutos gastados por dia, deixando perceptível que os brasileiros estão a cada dia mais utilizando e desfrutando das redes para se comunicar, até porque isso está se tornando cada vez mais necessário para o convívio e trabalho dos seres humanos, que conseguem expandir seu trabalho virtualmente.
As fake news estão crescendo junto com a quantidade de acessos nas redes sociais, pessoas que espalham notícias falsas se aproveitando do poder da internet que expande as notícias em segundos para conseguirem altos números de visitantes em seus sites, podem estar alarmando um desespero coletivo, por isso se deve checar a veracidade da notícia antes de continuar repassando, não se sabe a reação de cada um de acordo com a notícia.
As redes sociais estão a cada dia que se passa ajudando mais pessoas no trabalho, na comunicação, na obtenção de informações e afins, as redes sociais são as chave para um mundo mais ligado e mais aberto para novos conhecimentos, para que essa ferramenta não se torne algo ruim é importante a ação dos indivíduos de não repassarem notícias sem checarem suas fontes e sem constar que seja verídico, a internet é um bem e não devemos torná-la um mal, seja voz e não eco.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

Avatar do usuário
Por Tullio
#39218
Olááá Gabrielle! Como você está? Então, você meio que fugiu um pouco do tema quando começou a se falar de Fake New, faltou algo pequeno ai, como por exemplo: "(...) por isso se deve checar a veracidade da notícia antes de continuar repassando, não se sabe a reação individual de acordo com o que foi lido e, infelizmente, o grande poder das redes sociais tem por finalidade o uso inapropriado desse meio causando grande desconforto com a comunidade em geral."

Você argumentou sobre as fake news, e isso não está errado! É realmente um argumento, porém deve-se sempre voltar ao tema em questão, usando conectivos que façam com que esse argumento seja ainda mais forte.

No segundo parágrafo você citou uma pesquisa, mas quem realizou essa pesquisa? Esse tipo de informação contribui muito para o aumento de sua nota e para conectar o tema com sua argumentação.

Qual é o problema citado? Na conclusão você deve responder 3 perguntas: Quem vai realizar? Vai realizar por meio de que? Como que irá realizar?
Porém acredito que essa redação que você escreveu, de acordo com o tema, é uma redação estilo UNESP, mas infelizmente o site só nos permite pontuar de acordo com o modelo Enem :(

Eu vi um enorme potencial na sua redação, só faltou conectar os argumentos com o tema, e citar qual pesquisa você usou. Ahh, recomendo também usar algum contexto histórico ou algum filósofo, sempre aumenta sua nota! Você tem grande potencial, vai longe!
Falta de segurança no Brasil

C1- 120 você comete constantes desvios C2-16[…]

[/mention], GlendaMorais por favor, corrija min[…]

Ashiley Muito obrigado por ter corrigido!

As fakes news, são as notícias falsa[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM