Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como: "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
#43934
Explorar os recursos naturais da terra é a base para a sobrevivência humana. No entanto, embora o estoque desses materiais pareça abundante e ilimitado, eles são escassos e, se usados demais e de maneira irracional, se esgotarão.
O mau uso desses recursos, incluindo petròleo, carvão, gás natural, minerais, água e alimentos, já mostra consequências óbvias como a falta de água e alimentos para regiões do mundo todo, especialmente na África e partes da Ásia, onde há uma falta de alimento preocupante, ou mesmo a busca frenetica de países por recursos naturais como o petròleo, onde já resultou em guerras como a Guerra do Golfo. De acordo com a Global Footprint Network, que calcula todos os anos a parcela de recursos naturais que a Terra pode reabastecer, se a exploração dos recursos e o consumo global não diminuirem, até 2030 serão necessários recursos equivalentes a dois planetas Terras para manter a humanidade.
Faz-se necessário ainda, mostrar a falta de interesse de grande parte da população, já que muitas empresas não participam dos projetos de meio ambiante, ou mesmo tentam acabar com eles por conta do dinheiro envolvido no mercado contra o meio ambiente, um excelente exemplo é o mercado de petròleo que por ano arrecada bilhôes em vendas, e a própria população em geral, já que muitos não levam a sério o meio ambiente, jogando lixo no chão, não separando corretamente os resíduos, de forma geral, enquanto a massa populacional, junto com as empresas não se informarem sobre esse problema silencioso e não se unirem para combatelo, a humanidade corre sérios riscos no seu futuro.
Contanto, para evitar que esse futuro se torne realidade, o maior desafio é coordenar o desenvolvimento com a proteção dos recursos naturais. Para isso, além de soluções técnicas e políticas, é preciso mudar o comportamento indivídual por meio do consumo consciente e de atitudes ecologicamente sustentáveis, pois como dito por Mary Daly "Vamos olhar para a Terra e seus planetas irmãos como coexistindo com a gente, em vez de feitos para nós."
Porque se a humanidade continuar neutra em relação a exploração massiva dos recursos naturais, dentro de algumas décadas, não haverá mais nada para nos sustentarmos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

O uso excessivo da tecnologia, enfatizando à[…]

No cenário social vigente, os desafios no c[…]

A doação de sangue é uma a&cc[…]

O descaso pela arte no Brasil

O descaso pela arte no Brasil é um tema pou[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM