Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o desmatamento constante na Amazônia. Nesse sentido, o completo descaso do governo prejudica tanto o meio ambiente, quanto a população em geral, ocorrendo então o desequilíbrio do ecossistema, aumento da poluição e a extinção de espécie de animais é vegetação. Essa conjuntura, segundo os ideias do filósofo John Locke, configura-se como violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como o meio ambiente, o que infelizmente é evidente no nosso país.
Ademais, é fundamental apontar a ausência de transparência na diferenciação do desmatamento legal e ilegal no Brasil como impulsionador do problema. Segundo pesquisadores brasileiros do Instituto Centro de Vida (ICV), do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com o apoio do WWF-Brasil, 94% do desmatamento na Amazônia é ilegal, e ainda, que as autoridades brasileiras fracassaram em implementar leias para determinar quando é onde se desmata. Diante de tal exposto, é clara a forma despreocupada que agem as autoridades é como estes fatos só contribuem para um desmatamento sem controle e fiscalização. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depense-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, e imprescindível que o Ministério do Meio Ambiente (MMA), por intermédio de leias, intervenham na destruição constante na Amazônia, aplicando com maior esforço e técnica para o comprimento da legislação ambiental, de modo a conservar a ter controle do desmatamento da região. Assim, consolida-se uma sociedade mais consciente, onde o Estado desempenha corretamente seu "contrato social", tal como afirma John Locke.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.