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#76123
No que sabemos, na Idade Antiga as obras hidráulicas predominavam, o que constituiu para que o primeiro filósofo ocidental, Tales de Mileto deduzisse que a origem das coisas (physis) seria a água. Sendo assim, este recurso natural é usado desde praticamente toda a evolução humana, contudo, a sua escassez está progressivamente se expandindo.
Depreende-se, portanto, que a escassez de água no Brasil está se ampliando. Embora o país possua a maior quantidade de água doce no mundo, a falta de água ainda é persistente em muitas regiões, visto que, ocorre em maior grau na região Nordeste. É importante destacar que, existem uma somatória de fatores que colaboram para a crise hídrica, tal como, o aumento no consumo de água, que contribui para a diminuição da disponibilidade dos recursos hídricos, porquanto, com o crescimento populacional isso se acentua.
No que se refere, à população e as atividades econômicas crescem e precisam gradativamente dos recursos naturais, de modo que, a sua falta tem como um dos impactos principais o comprometimento do fornecimento de energia elétrica. Mediante ao exposto, a escassez de chuvas no país para a geração de energia é a pior em 91 anos, segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico). No que concerne, em "Rango" no filme de animação, é tratado a crise hídrica em uma vila, onde o protagonista Rango sai em busca de adquirir água para a população por lá habitada.
Certamente, o perigo da escassez de água no Brasil é algo a ser discutido pelo seu consumo excessivo, que consequentemente, compromete o fornecimento de energia elétrica. Dentre esse aspecto, campanhas de conscientização, não desperdiçar e reutilizar a água potável são meios para combater a escassez de água no Brasil, podendo ser decretadas pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

#76268
Olá, brSamy.
Vou expor minha humilde opinião, leve sempre como uma crítica construtiva. Posso errar ao corrigir algo, caso aconteça, peço que desconsidere. Vamos lá!

Na introdução, gostei de ter enfatizado algo do passado e ainda expor uma citação. Contudo, acho que se você tivesse organizado melhor o parágrafo, ficaria perfeito. Além disso, acho que se tivesse falado o que era feito com a água nas hidráulicas, ficaria muito bom. Antes do conectivo "contudo", seria interessante você colocar um ponto (.).

No terceiro parágrafo, eu trocaria esse termo "no que se refere", e colocaria um conectivo melhor. (Minha opinião)
Em relação ao filme que você citou, eu teria contextualizado melhor, faria um paralelo, relacionando o filme com a atual citação.

Na conclusão, é importante você sempre detalhar ela, é uma parte que o Enem da muita atenção. Por exemplo, tu falastes que as campanhas de conscientização poderiam ser um dos meios de se combater a escassez, mas, como será feita, quem irá fazer, para quem será feita?
Outra coisa, será se a produção de energia, advinda por outras fontes (eólica), não beneficiaria a água? (outra coisa que poderia ser falada).

No mais, você está no caminho certo, continue assim.

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