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Por Bialuna
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Mediante o avanço da tecnologia e ferramentas que a envolvem, é cada vez mais perceptível tamanha problemática causada pela influência dos meios digitais. Segundo Steve Jobs, empresário, "a tecnologia move o mundo", bem como, pode ser a principal causadora da doença do século XXI, a tão temida, demência digital.
A demência digital está relacionada ao vício sem moderação presente em um estilo de vida, principalmente de jovens. Segundo estudo realizado por médicos Sul-coreanos, cerca de 15% dos homens e mulheres a partir de 18 anos, dizem que tem grande falta de memória decorrente do uso excessivo da tecnologia. Portanto, isso demonstra que a exposição excessiva as telas pode gerar uma maior lentidão no sistema cognitivo, que por sua vez, será afetado por meio da perca de memória, dificuldade de concentração,etc. Em suma, tal mazela é extremamente prejudicial e deve ser contida.
Além disso, a síndrome da demência digital está frequentemente relacionada a adolescentes que estão em desenvolvimento, sendo que esse vício faz com que muitos passem mais de 1 hora seguida em frente às telas. Portanto, tal exposição é extremamente nocivo a saúde mental e intelectual , sendo necessário uma medida urgente.
Nesse sentido, é impossível discrepar a necessidade de intervenção por meio do Ministério das Comunicações, que pode realizar propagandas e palestras através das redes sociais e canais de telecomunicações, afim de incentivar pais e filhos a diminuir seu uso sem moderação. Contudo, também de faz indispensável a ação do Ministério da Educação, com o intuito de proporcionar atividades e oportunidades de aprendizado à esses jovens, adolescentes e crianças, para que seu tempo livre seja preenchido de maneira sadia e produtiva.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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