Vale ressaltar, de início, a ausência de regulamentação das redes sociais como fator desse cenário. Nesse sentido, Durkheim afirma ser dever do Estado garantir o funcionamento correto da sociedade. Todavia, ao se omitir nessa problemática, o Estado permite a publicidade infantil — a qual ocorre no “YouTube”, por exemplo —, além de (segundo o escritor Jaron Lenier) manipulações ideológicas e comportamentais, promovidas por algoritmos constituintes dessas ferramentas, que alienam o usuário. Assim, a resolução de tal problemática deve passar pela instituição de mecanismos reguladores da mídia social.
Ademais, a falta de pressão dos brasileiros contra a baixa qualidade de alguns jornais é outro agravante. Sob essa ótica, a Constituição Federal de 1988 prevê o direito de manifestação política. Entretanto, ao não cobrar por conteúdos mais objetivos e úteis do âmbito jornalístico, parte da população se torna passiva perante as narrativas tristemente vazias e sensacionalistas de alguns programas policialescos veiculadas em meios, teoricamente, informativos. Sob essa perspectiva, mostra-se necessária a reivindicação dos brasileiros por um jornalismo melhor.
Portanto, o Poder Legislativo, aliado à sociedade, deve combater as causas da má utilização midiática ao, respectivamente, regulamentar as mídias sociais e reivindicar um jornalismo mais relevante. Nesse viés, as regulamentações devem proibir a publicidade infantil e o uso de dados pessoais por empresas em toda rede social utilizada no Brasil. Paralelamente, as reivindicações da sociedade devem ocorrer por meio de manifestações — organizadas com o auxílio de aplicativos mensageiros — e boicote a programas sensacionalistas, com o intuito de pressionar a mídia jornalística por melhorias. Assim, é possível que a visão de mundo brasileira supere seus limites alienantes.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.