A princípio, é válido ressaltar que o envolvimento juvenil tem grande impacto para a sociedade. Isso porque, além de contribuir para a consolidação dos direitos gerais dos cidadãos, deles próprios, também propicia o compartilhamento de ideias, como a criação de instituições, e no ponto de vista deles, tudo em prol da vivência harmônica no meio social. De acordo com o secretário nacional da juventude Gustavo Capetto em entrevista para o site do Partido Solidariedade, os jovens veem na política uma oportunidade de formação social, pessoal e pela luta da garantia de direitos. Dessa maneira, percebe-se a relevância da atuação do público jovem em assuntos políticos.
Entretanto, a ausência de conhecimento em relação ao sistema político persiste. Segundo dados do estudo feito pelo Instituto DataSenado com a colaboração da Universidade de Brasília (UnB), cerca de 53% da população geral não demonstram interesse pela política e 18% representa os jovens na pesquisa feita e o baixo nível de instrução seria um dos principais motivos. Diante da perspectiva mostrada, o pouco engajamento político desse grupo está relacionado com a escassa informação que recebem e que isso acontece desde o ensino básico nas escolas, as quais não se aprofundam no assunto, não realizam diálogos para explicar como a situação política funciona no país para os alunos. Nessa lógica, faz-se importante que medidas sejam tomadas para atenuar a problemática.
Infere-se, portanto, que a participação da juventude é revolucionária e de grande significância para o cenário político nacional entretanto as informações sobre o assunto são insuficientes para gerar um maior engajamento. Para mudar esse quadro, é necessário que o Ministério da Educação (MEC), responsável por criar política nacional voltadas para a educação infantil até o ensino superior, em parceria com atuantes do Ministério Público, elabore discussões sobre política, por meio de palestras nas escolas, a fim de explicar como a dinâmica política ocorre na sociedade brasileira, especialmente. Assim, contribuirá para o advento de mais jovens em assuntos importantes para o cenário social.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada