• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#78439
Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas Mire, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo Social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que o papel do Esporte no combate ao preconceito apresenta barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto da falta de acesso ao esporte, quanto do machismo. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade.
Em princípio, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a escassez de locais de acesso para prática Esportiva nas áreas mais pobres da sociedade brasileira. Nesse sentido, tal regalia vem permeando entre a sociedade, já que uma grande parcela da população não usufrui de um direito social tão importante. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como violação do “contrato social”, já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como o lazer, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar o machismo como impulsionador da exclusão esportiva no Brasil. Segundo Durkheim, o fato social é uma maneira coletiva de agir e de pensar, dotada de exterioridade, generalidade e coercitividade. Seguindo essa linha de pensamento, observa-se que o preconceito de gênero pode ser encaixado na teoria do sociólogo, uma vez que, se uma criança vive em uma família com esse comportamento, tende a adotá-lo, também por conta da vivência em grupo. Assim, o fortalecimento do pensamento da exclusão feminina no esporte é transmitida de geração para geração.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Cidadania, através de um projeto de lei, entregue a Câmara dos Deputados, com intuito de melhorar os recursos para a prática Esportiva nas camadas mais pobres da sociedade. No qual, deve conter, que cada cidade deverá elaborar estratégia para consolidar Esporte para Todos de acordo com a necessidade de cada distrito, com propósito garantir a democratização do Esporte no Brasil. Assim, se consolidará uma sociedade mais igual, onde o estado desempenha corretamente seu “contrato social”, tal como afirma John Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#78470
@maria @julio @clara @Julia Barbieri
Emanoel11 escreveu:Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas Mire, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que o papel do Esporte no combate ao preconceito apresenta barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto da falta de acesso ao esporte, quanto do machismo. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade.
Em princípio, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a escassez de locais de acesso para prática Esportiva nas áreas mais pobres da sociedade brasileira. Nesse sentido, tal regalia vem permeando entre a sociedade, já que uma grande parcela da população não usufrui de um direito social tão importante. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como violação do “contrato social”, já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como o lazer, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar o machismo como impulsionador da exclusão esportiva no Brasil. Segundo Durkheim, o fato social é uma maneira coletiva de agir e de pensar, dotada de exterioridade, generalidade e coercitividade. Seguindo essa linha de pensamento, observa-se que o preconceito de gênero pode ser encaixado na teoria do sociólogo, uma vez que, se uma criança vive em uma família com esse comportamento, tende a adotá-lo, também por conta da vivência em grupo. Assim, o fortalecimento do pensamento da exclusão feminina no esporte é transmitida de geração para geração.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Cidadania, através de um projeto de lei, entregue a Câmara dos Deputados, com intuito de melhorar os recursos para a prática Esportiva nas camadas mais pobres da sociedade. No qual, deve conter, que cada cidade deverá elaborar estratégia para consolidar Esporte para Todos de acordo com a necessidade de cada distrito, com propósito garantir a democratização do Esporte no Brasil. Assim, se consolidará uma sociedade mais igual, onde o estado desempenha corretamente seu “contrato social”, tal como afirma John Locke.
#79060
@Emanoel11, Sou apenas um Usuário do App,sua redação tá perfeita os 2 argumentos fazendo referência sobre a sua citação na Introdução a conclusão se encaixa bem nos seus argumentos, apresentando o responsável por resolver o problema e a fim de que,apenas acho que você poderia ter explorado mais o seu 2° desenvolvimento com metalinguística.Fora isso Sua redação tá perfeita.

JoaoPedro72 , qual dica você me daria para[…]

Sua redação ficou muito boa, mas pec[…]

Seu texto ficou muito bom, mas busque entender sob[…]

1-poucos erros gramaticais, você escreve b[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM