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Por biel067
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Na Constituição Federal de 1888, no artigo 4º da lei 5.764/71, estatui que as cooperativas não visam lucro,todavia,priorizam a colaboração e o benefício dos membros, distribuindo de modo eventual o restante financeiro entre eles para promover o interesse coletivo.Essas as organizações exercem um papel fundamental na promoção da inclusão financeira global. No entanto, diante dessa importante meta, surge um questionamento crucial: como evitar os possíveis problemas de má gestão que podem comprometer sua aplicabilidade?

A má gestão pode comprometer significativamente a aplicabilidade das cooperativas.Um dos principais problemas está associado à falta de estratégia e gestão eficaz.De acordo com o site Sua Imprensa,a falta de planejamento empresarial pode levar a prejuízos financeiros,perda de competitividade,crises,dificuldades operacionais,queda de produtividade,falta de engajamento e, inclusive, o fechamento da entidade.Além disso, uma gestão inadequada pode resultar em gastos extras,déficits orçamentários e até mesmo a incapacidade de promover benefícios adequados a seus membros.

Ademais,a proteção de dados pessoais representante um aspecto essencial para a eficácia e a confiança no cooperativismo de crédito.De acordo com a Pew Research,mais da metade das pessoas não se sentem à confortáveis com a coleta de suas informações pessoais.Segundo o professor Trebor Scholz,da universidade The New School, em Nova York,o cooperativismo deve prezar pela transparência e portabilidade de dados: "Deve transparência no modo como os dados são coletados, analisados, estudados e para quem eles são vendidos."A transparência representa um alicerce essencial para a administração corporativa nas cooperativas. Nesse sentido, é inegável que tais organizações ofereçam total acessibilidade às informações pertinentes, não se limitando apenas ao que é legalmente exigido ou regulamentado,contanto que seja preservada a privacidade dos indivíduos envolvidos.

Portanto, é responsabilidade das próprias cooperativas de crédito implementar medidas para lidar com os desafios de má gestão e proteção de dados. Essa ação deve ser realizada por meio da adoção de práticas de administração eficaz e da implementação de políticas de transparência e proteção de dados. Tais medidas são primordiais não apenas para garantir o sucesso das cooperativas, mas também para reforçar a confiança dos associados e promover uma inclusão financeira mais sustentável.
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