Avatar do usuário
Por AnaBia890
Quantidade de postagens
#130337
Os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) é um tema de extrema importância, não só no contexto brasileiro, mas no mundo todo, visto que trazem medidas indispensáveis para criar condições de vida adequadas para toda a população. Ainda assim, observa-se que há inúmeros desafios a serem superados para garantir o cumprimento desses objetivos. Dessa forma, é relevante discutir a questão envolvendo os desafios para atingir as metas propostas pela ONU e o papel dos cidadãos nesse contexto.
Em primeira análise, é necessário destacar que dentre os principais desafios para os ODS, estão: a falta de conhecimento e entendimento sobre sua importância, a falta de investimento e inovação nas cidades, sem contar a falta de iniciativas concretas que afetam a capacidade das cidades de cumprir metas sustentáveis. A erradicação da pobreza também é um desafio, uma vez que 13,5% da população brasileira vive em situação de extrema pobreza, segundo pesquisadores. Esses e outros fatores afastam o Brasil de alcançar o acordo sustentável, como consequência, da falta de políticas públicas e programas para reverter esse cenário.
Além disso, a população toda precisa fazer sua parte. A falta de informação leva à inércia por parte dos cidadãos que são peça fundamental nos ODS. Segundo a Constituição Federal de 1998, artigo 225: "Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações". Para que essa perspectiva se torne realidade, atitudes como reciclagem, meios de transporte alternativo, redução de consumo e utilização de materiais biodegradáveis podem favorecer as metas dos ODS.
Com base no que foi discutido, fica evidente, portanto, o papel dos cidadãos e da sociedade civil como em sua totalidade para atingir um Brasil mais verde, demonstrando ser uma responsabilidade compartilhada entre o Estado e a sociedade civil. Assim, é crucial desenvolver debates para espalhar mais informação sobre o tema, bem como adotar atitudes sustentáveis no cotidiano.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
3 Respostas 
343 Exibições
por euguilherme
3 Respostas 
373 Exibições
por Ricard1285
0 Respostas 
61 Exibições
por euraii
5 Respostas 
218 Exibições
por besourokafka
2 Respostas 
236 Exibições
por WagnerNeto
1 Respostas 
76 Exibições
por Mateus68
0 Respostas 
20 Exibições
por Gabrielatrl
0 Respostas 
65 Exibições
por emesonb13
1 Respostas 
321 Exibições
por Mateus68
0 Respostas 
42 Exibições
por ANlkl77777

Segundo a história da idade medieval as mul[…]

Segundo o Ex-Presidente da República do Chi[…]

Na obra musical 'Potato Head" escrita por[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM